Por tamyres.matos

Rio - A Prefeitura do Rio vai arcar com os custos do funeral da atriz Norma Bengell, que faleceu na madrugada desta quarta-feira, aos 78 anos, vítima de problemas respiratórios decorrentes de um câncer de pulmão. De acordo com a amiga de Norma, Luciene Marques, que também era sua procuradora e responsável por cuidar dela, há três anos a atriz vendeu tudo que tinha para sobreviver.

Os últimos cinco anos foram os mais difíceis da vida de Norma Bengell. O diagnóstico de câncer foi dado seis meses atrás, mas desde 2010 Bengell sofria por problemas de saúde causados por duas quedas em casa. Uma grave lesão na coluna fez com que a atriz, viúva e sem filhos, precisasse se movimentar com ajuda de uma cadeira de rodas.

"Ela dizia que o corpo não prestava, mas a cabeça funcionava a mil. Era isso que a deixava perturbada. Ela queria trabalhar, mas o corpo não respondia", afirmou Marques ao iG , acrescentando, porém, que Bengell não era uma pessoa triste. "Ela não ficava pensando no que passou."

Norma Bengell morreu aos 78 anosReprodução Internet

Segundo Marques, a atriz decidiu torná-la sua procuradora porque os problemas de saúde a impediam de ir buscar no banco os R$ 2,9 mil depositados mensalmente pego governo, por ser anistiada política.

Marques disse ter conhecido Bengell por intermédio de uma amiga. "Sou paraibana e ela me deixou morar na casa dela no Rio de Janeiro de graça por um ano. Quando precisou de alguém, decidi retribuir", contou a procuradora, que disse ter abandonado o emprego em uma loja para auxiliar a atriz "Ninguém queria cuidar dela, porque não tinha como pagar."

Uma das maiores atrizes do cinema nacional na década de 1960, com filmes como "Os Cafajestes" e "O Pagador de Promessas" no currículo, Bengel se lançou na direção na década seguinte.

Em 1996, seu segundo longa-metragem, "O Guarani", lhe rendeu um processo judicial por suposto desvio do dinheiro público captado para a filmagem. Em 2007, questionada pela revista "IstoÉ" sobre a prestação de contas do filme, ela respondeu:

Norma Benguell e Jece Valadão em 'Os Cafajestes'Reprodução

"Não quero tocar nesse assunto que já me machucou demais. O filme passou no mundo todo, vendeu 10 mil vídeos. Eu não devo nada a ninguém, são os ninguéns que devem muito a mim por terem tentado macular a imagem de uma mulher que trabalha."

Em junho do ano passado, a atriz e diretora contou ao programa "Domingo Espetacular", da Rede Record, que estava à beira da falência por causa de dívidas com a Receita Federal. "Eu tinha um advogado que me roubou, me lesou e ele não pagou o Imposto de Renda. Então, dez anos de Imposto de Renda, e eu não tenho pagar isso, não tenho como", afirmou.

Ao iG, a procuradora afirmou que os dois processos seguem em andamento e que há cerca de dois meses um juiz federal ouviu depoimento da atriz, que estava em sua casa, mas já com problemas de saúde.

Com informações do iG

Você pode gostar