Por tamyres.matos

Rio - Mesmo quem não puder ir ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, ou a uma igreja de Nossa Senhora Aparecida no Rio, amanhã, terá a chance de participar da festa da Padroeira do Brasil e ainda ouvir mensagem do Papa Francisco. A pedido da Diocese de Roma, a Basílica de Aparecida (SP) comandará a meditação do terço simultaneamente para nove países.

Todo o Brasil poderá participar da corrente de fé pela TV, rádio ou internet, entre 14h e 17h. No Rio, haverá homenagens e missas nas paróquias do Cachambi e da Ilha do Governador. O terço será conduzido pelo vigário-geral da basílica para a Diocese de Roma. Segundo a basílica, durante a reza do terço será transmitido um vídeo com mensagem gravada pelo Papa Francisco.

Intituladas ‘Estar com Maria para além da noite’, as orações conectarão, via satélite, o Santuário do Divino Amor, em Roma, aos templos e aos fiéis. Junto ao Santuário de Aparecida, participarão os de Nazareth (Portugal), Lourdes (França), Vailankanni (Índia), Czestochowa (Polônia), Nairobi (Quênia), Banneux (Bélgica), Akita (Japão), Washington (EUA) e Lujan (Argentina).

Palavras de Papa Francisco serão transmitidas pela TV, rádio ou internet, entre 14h e 17hReuters

Na meditação também denominada ‘Mistérios gozosos do Terço’, do Altar Central, cada santuário rezará cinco Ave-Marias em sua língua local. Além disso, quatro telões serão instalados pelo Santuário Nacional para que os romeiros possam acompanhar a oração. A reza também será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação (Rádio e TV) e através do site www.a12.com.

Na cidade de Aparecida espera-se a visita de aproximadamente 150 mil pessoas. O horário da missa solene, que, tradicionalmente acontecia às 10h, este ano será às 9h. Já o horário da procissão será às 17h e não mais às 18h.

Além disso, serão realizadas duas celebrações: uma às 18h e outra às 21h, atendendo especialmente aos romeiros que chegarão e ficarão no Santuário até o final do dia.
A Novena também será transmitida pelos mesmos canais de comunicação, às 15h e às 19h. Quem quiser acompanhar a programação pelo celular, basta baixar um leitor de QR Code e apontar para o código ao lado.

Programação para o dia 12

AGENDA NO RIO
As igrejas de Nossa Senhora da Aparecida, no Cachambi e na Ilha do Governador, prepararam programação amanhã. A primeira fica na Rua Ferreira Andrade 103; a segunda, Estrada Governador Chagas Freitas 520.

No Cachambi:
Às 5h30, alvorada;
Às 6h, 7h, 8h, 9h e 10h30, missa campal com o bispo auxiliar da Arquidiocese Dom Nelson Francelino e a chegada da imagem de Nossa Senhora da Aparecida levada por motociclistas que saem do Forte de Copacabana;
Às 13h, 14h e 15h, missas;
Às 17h, procissão e missa.
Ao longo do dia, no entorno da igreja, haverá barracas de comidas e bebidas.

Na Ilha do Governador:
Às 5h30, alvorada;
Às 5h45, ofício de Nossa Senhora;
Às 6h, missa pelos funcionários, equipes de serviço e comissão de eventos;
Às 7h, 8h, 9h, 10h30, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h30, 17h30, missas;
Às 19h, missa solene de encerramento em intenção da comunidade paroquial e de todos os devotos e benfeitores;
Às 20h30, procissão;
Às 21h, encenação teatral de ‘Auto da Aparecida’;
Às 21h30, show de pré-lançamento do CD de Suyan Lucchesi.

Você pode gostar