Por tamyres.matos

Rio - Aceitar o outro é um ato de amor — e essa lição deve vir de casa. Partindo dessa ideia, cerca de 150 mil pessoas comemoraram ontem a 13ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Madureira, cujo tema foi ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.

“As maiores violações de direitos humanos ainda partem do núcleo familiar”, explica Loren Alexandre, coordenadora do evento. “O apoio da família é fundamental para a afirmação e a felicidade dos homossexuais”.

David Brazil%2C Viviane Araújo%2C Susana Vieira e Valesca Popozuda prestigiaram o evento%3A contra o preconceitoAndré Mourão / Agência O Dia

A atriz Susana Vieira, que interpreta uma mãe compreensiva com seu filho gay na novela ‘Amor à Vida’, da Globo, foi homenageada e eleita a Diva LGBT de Madureira 2013. “Não acredito em uma mãe que coloque as tradições à frente do amor por um filho. Mas o preconceito sempre existirá, por isso estamos aqui para concretizar essa luta”, defende Susana.

Viviane Araújo e Valesca Popozuda também receberam homenagens. Mestre de cerimônias do evento desde sua criação, David Brazil comemorou o crescimento da parada. “No início só tinha eu, Loren, um trio elétrico e um punhado de ‘bibas’”, brinca. “Hoje, já lotamos avenidas, reunimos famílias e fazemos a diferença para melhorar políticas públicas em prol de nossa comunidade”, orgulha-se.

A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio (CEDS) armou uma tenda no local com informações úteis ao público LGBT. “A cada 23 horas, uma pessoa é assassinada por sua orientação sexual”, diz o coordenador da CEDS, Carlos Tufvesson. “Queremos incentivar a população a denunciar os crimes de ódio, para que possamos punir aqueles que dificultam a igualdade no Brasil”, explica.

Reportagem: Flor Castilhos

Você pode gostar