Por thiago.antunes
Rio - Um dia inesquecível no Alemão, com direito a passeio no teleférico, violinistas no alto do morro, suculento frango atropelado e cinema em 3D no fim de semana por apenas R$ 4,50. Estas e outras opções de lazer estão presentes no 4º Guia das Comunidades dos jornais O DIA e Meia Hora, que sai encartado gratuitamente nesta sexta-feira.
Assistir a concerto de violino contemplando a paisagem%3A bom programaReprodução

“Esse guia, mais do que agregar valor, abre precedentes e valoriza o que as comunidades têm”, elogia Reginaldo de Lima, coordenador das Estações Culturais, projeto que todos os sábados leva ao Teleférico do Alemão ações organizadas por líderes comunitários locais. “O trabalho do jornal foi inovador, veio pra dentro. Entendeu, se relacionou com os moradores. É uma inovação discutir valores aonde apenas falavam”.

O lado sensorial que Reginaldo elogia também pode ser percebido por Kléber Araújo, que há dois anos largou o emprego em que comandava 35 pessoas para ser guia na comunidade. “O guia que o jornal O DIA faz é importante para nós porque é o único meio que temos para ter visibilidade.”

Além do dia no Alemão, o Guia das Comunidades oferece, na sessão de serviços, opções de outros passeios, como no Vidigal e Santa Marta. Tem ainda futebol com turistas e moradores na Rocinha, com direito a churrasco na laje. Uma opção de ecoturismo na é a Vila Olímpica de Vila Isabel, que era usada pela família real como jardim e que abrigou o primeiro jardim zoológico do Rio de Janeiro.
Publicidade
Há várias opções de agitos, como a festa Labirinto, que todos os meses leva a Tavares Bastos o que há de novo no cenário musical, além de ensaios das escolas de samba. Silvâmia Sousa, proprietária da Silvânia Bolos, em Nova Brasília, que também está no guia, mal pode esperar para comprar o seu. “Tô ansiosa pra ver. Sexta-feira vou correr para a banca”.