Por nara.boechat
Rio - As fortes chuvas que atingiram o estado ontem provocaram estragos em diversos municípios. A situação mais grave ocorreu em Macaé: uma criança de sete anos morreu soterrada após um deslizamento de terra, no Morro de Sant’anna. Na semana passada, um homem foi encontrado sem vida em Nova Iguaçu, após ter sido levado pela correnteza.
As chuvas também deixaram 58 pessoas desabrigadas em Macaé. A prefeitura colocou-os temporariamente no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, no bairro Miramar, e pede doações de alimentos prontos, materiais de higiene e água mineral. As aulas das escolas da rede municipal foram suspensas ontem e hoje.
Ruas e casas de Macaé ficaram alagadas. Moradores desabrigados foram instalados provisoriamente em escola municipal. Cidade recebe doaçõesKanã Manhães / Agência O Dia

No começo do dia, a prefeitura divulgou nota pedindo para que as pessoas evitassem sair de casa por questões de segurança. Quem precisou ir às ruas teve dificuldade para chegar ao trabalho por conta dos diversos locais de alagamento em vários pontos da cidade. Alguns bairros ficaram em situação crítica até o final da tarde.

Publicidade
Quatro bombas de drenagem, com capacidade para sugar seis mil litros de água por segundo, foram usadas para melhorar a situação da região. Segundo a Defesa Civil municipal, em apenas quatro horas choveu 238 milímetros de água, um volume de chuva inesperado. Uma equipe da Defesa Civil estadual foi chamada a Macaé para avaliar as demandas da cidade.
Alerta no Noroeste
Publicidade
No fim da tarde, rios de municípios da região Noroeste Fluminense entraram em estágio de alerta máximo, de acordo com o Sistema de Alerta de Cheias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).Em Itaperuna, onde o Rio Muriaé apresenta risco de transbordamento, a Defesa Civil da cidade recomendou que moradores de áreas de encostas e às margens dos rios saíssem de suas casas.
Na Região Serrana, um deslizamento de terra atingiu pelo menos 30 casas no município de Santa Maria Madalena. A Defesa Civil da cidade não deu mais informações sobre o acidente.
O tempo deve continuar chuvoso em Macaé. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, estão previstas pancadas de chuva para manhã e noite de hoje. Na capital, há possibilidade de chuva à noite e máxima de 29ºC.
Publicidade