Gerador do Hospital de Acari para por 30 minutos e assusta pacientes
Houve registro de duas mortes, mas segundo a assessoria do hospital, o fato não teve a ver com a falta de energia no local
Rio - A forte chuva que atingiu o estado do Rio na madrugada desta quarta-feira prejudicou o Hospital Municipal de Acari, na Zona Norte, e fez com que o gerador parasse por cerca de 30 minutos. Vários pacientes e familiares ficaram assustados. A água inundou o estacionamento do local.
A direção do hospital chegou a cogitar a hipótese da remoção dos 11 pacientes que estão internados nas unidades de terapia intensiva adulta (UTI) e dos 15 bebês que estão na unidade neonatal mas diante do restabelecimento de energia, a ideia foi descartada.
Publicidade
Segundo funcionários do hospital "as bombas infusoras de medicações da uti Neonatal e do CTI adulto pararam de funcionar e os respiradores ja estariam descarregando".
De acordo com a assessoria do hospital, houve registro de morte de dois pacientes, mas a causa da morte não tem a ver com a falta de energia no local. Ainda segundo a assessoria, eles já estavam em estado terminal.
Publicidade
Segundo a Secretaria de Saúde, os equipamentos das unidades de terapia intensiva (UTI) adulto e neonatal não foram afetados em nenhum momento e permanecem funcionando normalmente, alimentados pelo gerador ou por baterias próprias. Providências já estão sendo tomadas para a normalização da situação o mais brevemente possível.
O sistema elétrico no entorno do hospital continua desligado para evitar curto circuito. Todas as consultas laboratoriais foram suspensas. Carros ficaram submersos no entorno e funcionários e pacientes ficaram ilhados.