Rio em Estágio de Alerta e sirenes soam na Zona Norte
Chuva forte volta a atingir a capital e a Baixada Fluminense no fim da madrugada
Por marcello.victor
Rio - O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que, devido ao elevado índice acumulado de chuva registrado na região de Vaz Lobo, foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio. As sirenes da comunidade do Sapê foram disparadas a partir das 4h50 e os moradores, orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil, se dirigiram aos seis pontos de apoio distribuídos na comunidade. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos. No caso da comunidade do Sapê, choveu 45,0 mm.
Antes das sirenes tocarem, as lideranças comunitárias treinadas pela Defesa Civil já haviam informado aos moradores sobre a possibilidade de evacuação assim que receberam as mensagens nos celulares que a Prefeitura do Rio disponibilizou e que compõem o sistema de alerta preventivo.
Publicidade
Também às 4h50, o Centro de Operações Rio informou a mudança do Estágio de Atenção para o Estágio de Alerta na Bacia da Baía de Guanabara . O núcleo de chuva que atuava sobre a Baixada Fluminense se deslocou em direção ao Município provocando chuva forte na região. A previsão para próximas horas é de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas ocasionais de vento.
Ainda no Rio, a Praça da Bandeira voltou a alagar no fim da madrugada. Na Avenida Amaro Cavalcanti, no Méier, na altura do Hospital Pasteur, um grande bolsão d´água obriga os motoristas a redobrar a atenção. Chove forte na Tijuca, na Zona Norte. Em Nova iguaçu, na Baixada Fluminense, o pedreiro Martinho Mesquita da Silva, de 50 anos, desapareceu durante a chuva da noite de terça-feira, após o transbordamento do Rio Botas, que inundou várias ruas.
Publicidade
O Estágio de Alerta é o terceiro nível em uma escala de quatro e significa chuva forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados. Mais informações sobre os estágios do Alerta Rio no site: http://www.sistema-alerta-rio.com.br/ Acompanhe as notícias em tempo real em www.twitter.com/OperacoesRio.