Por thiago.antunes
Rio - O governo federal liberou, para o Estado do Rio, R$ 10 milhões que serão aplicados em ações emergenciais nos nove municípios da Baixada Fluminense fortemente atingidos pelas chuvas na semana passada. O anúncio foi feito pelo vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, depois de reunir-se, nesta terça-feira, em Brasília, com os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffman, do Planejamento, Miriam Belchior, e da Integração Nacional, Francisco Almeida, além do secretário nacional da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior.
Os recursos serão usados no aluguel de equipamentos, pagamento de aluguel social e desassoreamento dos rios Queimados, Poços, Abel, Pavuna e Meriti. A verba será repassada pelo Ministério da Integração Nacional.
Publicidade
Na próxima segunda-feira, o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, voltará a Brasília para começar a discutir com representantes dos ministérios do Planejamento, das Cidades e da Integração Nacional as reivindicações das nove prefeituras: Queimados, Nova Iguaçu, Japeri, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nilópolis e Magé. De acordo com levantamento preliminar daquelas prefeituras, serão necessários R$ 105,3 milhões para obras de recuperação nesses municípios.
A previsão é que, até o fim do próximo mês, os projetos de obras de recuperação a serem feitos pelas prefeituras já estejam detalhados e apresentados ao governo federal. Também participaram da reunião os secretários estaduais de Obras, Hudson Braga, da Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, e Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, além da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos.
Publicidade
Uma semana depois da intensa chuva que atingiu o estado, a situação ainda é crítica na Baixada Fluminense. O município de Nova Iguaçu mantém o estado de calamidade pública e tem cerca de 700 pessoas desabrigadas ou desalojadas. As doações são recebidas na Secretaria de Assistência Social, igrejas e escolas.
Em Queimados, 16 pessoas ainda estão desabrigadas. Já na cidade de Japeri, a prefeitura tenta conseguir 350 aluguéis sociais para retirar famílias de áreas de risco. Japeri e Duque de Caxias já não possuem mais desalojados.
Publicidade
O medo na região é de outra enchente nos próximos dias, já que diversas medidas de limpeza, drenagem e dragagem ainda não foram realizadas. Para isso, as prefeituras dizem que precisam de recursos estaduais e federais. A previsão é de chuva forte a partir desta quuinta-feira na Região Metropolitana. A Secretaria Estadual do Ambiente vistoriou obras na Região Serrana nesta terça-feira.