Por thiago.antunes
Rio - A queima de fogos no Réveillon de 2014 na Praia de Icaraí, em Niterói, terá cerca de cinco minutos a menos do que a última edição. Mas se engana quem pensa que a quantidade de fogos de artifício será menor. Na verdade, em vez de três balsas, a festa contará com cinco. Segundo o presidente da Empresa de Lazer e Turismo de Niterói (Neltur), Paulo Freitas, com a diminuição do tempo e o aumento da quantidade de explosivos, os moradores da terra de Arariboia terão a oportunidade de desfrutar de uns dos mais bonitos espetáculos de pirotecnia do planeta.
“A média dos últimos anos chega a 25 minutos. Nosso tempo de queima era maior do que o de Copacabana. Agora estamos trabalhando com um tempo entre 18 e 20 minutos. Mas a intensidade vai ser muito maior. Vamos fazer um balé de fogos no céu. Tudo na maior segurança”, disse Paulo Freitas, lembrando que o Réveillon da cidade terá patrocínio da empresa Águas de Niterói, da ordem de R$ 500 mil.
Clique no infográfico para ver maiorArte%3A O Dia

E falar em um dos espetáculos mais bonitos do mundo não é exagero. Isso porque a empresa Domberg Shows Pirotécnicos, responsável por colorir o céu da cidade na virada de ano, ficou em segundo lugar no Campeonato Mundial de Pirotecnia. A competição ocorreu este ano na Itália, onde cada concorrente apresentou um show de 10 minutos.

Publicidade
“O que vale neste tipo de evento é a arte que fazemos no céu. Isso não tem a ver só com com quantidade de fogos ou o tempo que vai durar o show. Estamos falando de qualidade, de valor artístico”, afirmou o empresário Arthur Domberg. As balsas ficarão a 500 metros da praia, por normas de segurança da Marinha. Tudo será comandado por computador.

Os fogos podem chegar a 550 metros de altura com formatos de corações, estrelas, sorrisos e coqueiros. O evento poderá ser visto de outras praias da região, como Charitas e São Francisco. Serão 12 mil bombas. Na areia, a estrutura terá quatro postos médicos e uma área de 100 metros quadrados, próximo à calçada, só para pessoas com necessidades especiais. Camelôs serão proibidos, da Rua Moreira César até praia.

Espetáculo para 300 mil pessoas

O público esperado para o Réveillon da Praia de Icaraí é de 300 mil pessoas. A banda Blitz, comandada por Evandro Mesquita, e os grupos locais Mustang 65, Colorado Country e Faixa Etária serão responsáveis por sacudir a galera. Os shows começam às 19h30 e quem fecha as apresentações é a Escola de Samba Unidos do Viradouro. O palco terá 23 metros de boca de cena e conta com seis telões – dois no palco e quatro espalhados pela praia, por onde todos poderão acompanhar a contagem regressiva.
Publicidade
De acordo com a Neltur, a venda de bebidas só será feita por pessoas autorizadas e identificadas e haverá um esquema de monitoramento por meio de câmeras em toda a Praia de Icaraí. Cerca de 400 policiais serão mobilizados. Sobre o trânsito, ainda não está decidido a que horas as vias serão interditadas aos carros.
Publicidade