Mais Lidas

Comando da PM anuncia instalação de dez Companhias Destacadas

Policiais vão atuar na capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense

Por thiago.antunes

Rio - O comando da Polícia Militar anunciou para janeiro a instalação de dez Companhias Destacadas na Baixada Fluminense, Região Metropolitana e capital. A divulgação foi feita nesta quarta-feira, durante uma reunião com o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, prefeitos dos municípios de São João de Meriti e Belford Roxo, e o secretário de Segurança de São Gonçalo. Comandantes de batalhões dessas áreas também estavam presentes.

Ao todo, 602 policiais que se formarão no início do ano que vem vão trabalhar nessas Companhias, que serão coordenadas por policiais já graduados. Serão 60 PMs em cada uma. São Gonçalo receberá duas: uma para atender moradores dos Morros da Coruja e Menino de Deus, e outra no bairro do Jóquei. Niterói receberá uma Companhia no bairro de Pendotiba.

Na Baixada Fluminense, o município de Duque de Caxias terá uma Companhia na região central, no entorno do Complexo da Mangueirinha. Em Belford Roxo, a comunidade Gogó da Ema será beneficiada. São João de Meriti receberá uma base no bairro Vila Ruth. E em Nova Iguaçu, a Companhia Destacada será no Cabuçu. Os bairros de Vila Kennedy, em Bangu, e Pavuna, receberão reforço de duas companhias. As comunidades Bateau Mouche e São José Operário também serão beneficiadas com a instalação de uma Companhia na Praça Seca.

Os locais foram escolhidos a partir de um mapeamento de regiões onde alguns índices de criminalidade registraram aumento. As comunidades Menino de Deus e Coruja, por exemplo, apresentaram aumento nos índices de letalidade violenta. Já o bairro do Jóquei foi escolhido após aumento no número de roubo de veículos, principalmente no bairro do Arsenal.

As Companhias Destacadas são vinculadas aos batalhões responsáveis pelo policiamento de cada área e servirão como base para que cada comandante possa monitorar e acompanhar a situação na sua área. Alguns locais onde vão funcionar as Companhias já foram escolhidos, como é o caso da Pavuna, onde a base será na antiga sede da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), que está sendo reformada. Outras funcionarão em espaços provisórios até que se estabeleça uma sede definitiva.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia