Por nara.boechat

Rio - Foi inaugurada neste sábado a primeira delegacia da Rocinha. Nos moldes da Delegacia Legal, a 11ª DP fica no Complexo Esportivo da comunidade da Zona Sul do Rio. O posto vai contar com 40 policiais e dois delegados para atender aos 150 mil moradores da região. Durante a cerimônia, o governador Sérgio Cabral informou que o atendimento vai acontecer 24 horas por dia, com núcleo de combate à violência contra a mulher.

A Rocinha foi pacificada em janeiro do ano passado. Desde então, os moradores recorriam às 14ª e 15ª DPs, no Leblon e na Gávea, que não tinham estrutura para dar conta do aumento da procura por atendimento. Por isso, um dos objetivos da nova delegacia foi justamente oferecer aos moradores da comunidade o suporte necessário nesse novo momento.

Cabral e Pezão participam da inauguração de delegacia na RocinhaFabio Gonçalves / Agência O Dia

"É um marco definitivo na política das UPPs", disse o governador, acrescentando que a população vai ganhar no combate à impunidade.

Chefe da Polícia Civil do estado, Martha Rocha afirmou que o foco é no atendimento à população. "A Polícia Civil participou da ocupação da Rocinha e vai promover ações de inteligência para ajudar no processo de pacificação", disse a delegada.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, por sua vez, reafirmou a importância da delegacia para os moradores, mas disse que a principal missão é a investigação criminal. Segundo ele, "a comunidade tem o tamanho de uma cidade e a 11ª DP reforça a presença da polícia na região".

Beltrame informou ainda que no próximo ano será instalada uma base fixa da UPP no topo da Rocinha. Atualmente, os policiais trabalham em containers. "Isso dá a população a ideia de que a UPP é temporária. A contrução de um prédio é importante para mostrar que a polícia não vai sair dali", explicou o secretário.

Na próxima quinta-feira, às 10h, será inaugurada a 45ª Delegacia Legal do Complexo do Alemão. Para concluir o objetivo de instalar 147 delegacias legais no Rio, ficarão faltando apenas a 1ª DP da Praça Mauá e 4ª DP da Central do Brasil, informou o governo do estado.

Metrô na Rocinha

O secretario estadual de Transportes, Julio Lopes, aproveitou a ocasião para anunciar que o metrô da Rocinha vai começar a operar no início de 2016. Segundo ele, as obras estão em dia e devem ser concluídas até o final de 2015. "A estação terá três entradas, com capacidade para receber cerca de 61 mil pessoas por dia", informou.

Você pode gostar