Por tamyres.matos
Rio - Com faro apurado e técnicas especiais de ‘investigação’, os agentes caninos do Batalhão de Ações com Cães (BAC) conseguiram uma façanha histórica: aumentaram em quase 2.000% sua produtividade nos últimos cinco anos. Em 2009, os animais conseguiram localizar 24 quilos de drogas em favelas do Rio. Em 2013, o BAC fechou com a marca imbatível de 4,5 toneladas.

Para se ter uma ideia da eficiência dos animais no combate ao crime, em apenas uma tarde de operação na Favela de Acari, em dezembro, os labradores Scott e Jack — as estrelas do batalhão — encontraram uma casa com três toneladas de maconha e outras drogas. Durante a busca, eles apenas sentaram na porta da casa, a deixa para que os policiais descobrissem que ali havia um paiol escondido.

Com 69 cães farejadores em esquema de revezamento%2C 10 deles em favelas%2C unidade terá reforço este anoMaíra Coelho / Agência O Dia

O bom rendimento fez com que o BAC fosse um dos mais cotados para integrar a lista dos premiados por cumprir as metas da Secretaria de Segurança Pública no segundo semestre. Os batalhões indicados ainda não foram divulgados, mas os policiais já comemoram o sucesso.

“Foi um ano muito bom porque encerramos com duas grandes ocorrências. Na primeira, recolhemos quase meia tonelada de maconha, carregadores de vários calibres e muita munição”, disse o comandante, tenente-coronel Júlio Cezar Mafia, depois da operação de 19 de dezembro, na Vila dos Pinheiros, na Maré.
Publicidade
No canil da unidade, 69 cães farejadores trabalham em esquema de revezamento: dez deles atuam em operações nas favelas, enquanto os outros são especialistas em jogos de futebol e manifestações. Muitos deles foram adotados e treinados pela unidade. Mas o reforço da equipe canina está previsto para chegar até o final do ano, com a aquisição de animais de raça importados.