Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, fiscalizou nesta segunda-feira todas as estações do metrô do Rio, tanto da Linha 1 quanto da Linha 2. A Operação Tatuzão vistoriou o atendimento ao usuário, a acessibilidade para deficientes e o funcionamento de banheiros para passageiros. A concessionária MetrôRio foi autuada pelas irregularidades e será multada.

Os problemas mais recorrentes encontrados nas estações foram relacionados aos banheiros: ausência deles em algumas estações, dificuldade de acesso dos usuários aos sanitários nas estações que possuem banheiros, e má conservação dos mesmos. Outra irregularidade constatada em várias estações foi a demora na compra de bilhetes devido ao fato de ter poucos guichês funcionando. Das 35 estações da malha metroviária, 12 tinham apenas um guichê de venda de bilhetes atendendo aos usuários.

Procon multa Metrô Rio por irregularidadesDivulgação

Em 12 estações não havia banheiros para passageiros e em outras sete o acesso a eles era restrito para usuários. Os fiscais também encontraram um banheiro interditado, um mal sinalizado e dois com péssimo estado de conservação. Na estação Botafogo, os fiscais se depararam com deficientes visuais trafegando sem o auxílio e a orientação de agentes de segurança. Em sete estações não havia bebedouros para o público.

Com poucos guichês atendendo, filas se formaram nas estações da Glória, Catete, Coelho Neto e Colégio. Nesta última, dois locais marcados para ter extintores de incêndios estavam vazios. Apenas a estação Cidade Nova não apresentou irregularidade.

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