Por thiago.antunes

Rio - Usuários do Bilhete Único Intermunicipal terão mais tempo para fazer as integrações no transporte público. A informação é da Secretaria Estadual de Transportes. Devido às mudanças no trânsito no centro da cidade do Rio, o prazo do benefício, atualmente de 2h30, será ampliado em 30 minutos para evitar que nenhum passageiro perca a conexão entre barcas, trens, metrô, ônibus e vans. A medida entrará em vigor nos próximos 10 dias.

- Em função do número de obras em toda a Região Metropolitana muitos usuários estavam perdendo a conexão. Então, vamos estender o prazo para que ninguém fique de fora. É mais um avanço e um complemento enorme no sistema - afirmou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

Bilhete Único Carioca também foi estendido

Foi publicado nesta quarta-feira um decreto do prefeito Eduardo Paes que estende o período de utilização do Bilhete Único Carioca de duas horas para duas horas e meia. No entanto, desde 2010, está em tramitação na Câmara dos Vereadores um Projeto de Lei (Nº 768/2010) que propõe aumentar este período para três horas, como em São Paulo.

Para compensar os problemas no trânsito%2C a prefeitura elevou o limite de tempo do Bilhete Único Paulo Carneiro / Agência O Dia

De autoria do vereador Dr. Jorge Manaia (SDD), o Projeto de Lei pretende alterar o art. 6º da Lei 5211, de 1 de julho de 2010 e garantir ao usuário do Bilhete Único Carioca o direito de pegar até dois ônibus, pagando apenas o primeiro, em um espaço de três horas. Contudo, o texto ainda não entrou em pauta na Alerj.

Publicada no Diário Oficial do município nesta quarta-feira, a medida do prefeito Eduardo Paes passa a valer a partir do dia 22 de março e os consórcios operadores do Sistema de Transporte Público Por Ônibus têm este prazo para ajustar todos os equipamentos de bilhetagem eletrônica à nova regra.

"A ampliação deste benefício é muito importante para o trabalhador que utiliza mais de uma condução todos os dias. Sabemos que o carioca está vivendo o impacto das importantes obras viárias e de infraestrutura, como a construção dos BRTS e a revitalização da Região Portuária", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O auxiliar administrativo, Marcos Guimarães, de 25 anos, aprova: “Trabalho em Botafogo e moro no Rio Comprido, Vai dar para conciliar com atividades como academia, que decidi fazer no caminho do meu trajeto diário.” Já o professor Marcelo Cristóvão, 31, acha que o tempo é pouco para quem mora longe.

Atualmente, o sistema tem 3,7 milhões de usuários cadastrados. Criado em 2010, o Bilhete Único permite aos usuários realizar duas viagens em ônibus municipais ou vans, ao custo de apenas uma tarifa (R$ 3,00) dentro do intervalo de duas horas, que a partir do dia 22 será estendido para duas horas e meia. Com a ampliação do tempo, o BUC iguala-se agora ao Bilhete Único Estadual, que possui valor de R$ 4,95 e pode ser usado na integração intermunicipal.

Você pode gostar