Por thiago.antunes

Rio - Quatro policiais militares foram feridos por estilhaços provocados por um disparo no pátio da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), na Avenida Itaoca, em Bonsucesso. Eles retornavam de um treinamento ministrado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).

De acordo com nota do CPP, o tiro ocorreu acidentalmente, no momento em que os PMs desembarcavam de caminhão. Ainda segundo o documento, a arma de um dos militares se prendeu na estrutura do veículo. O único disparo acabou ferindo os policiais. Os quatro PMs foram imediatamente socorridos. Eles foram levados por uma ambulância do Bope para a UPA do Alemão. Os militares foram medicados e liberados. Todos passam bem, segundo o CPP.

Moradores do Morro do Alemão, em Ramos, passaram por mais uma madrugada de sustos, ontem, quando houve novo tiroteio. De acordo com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local, eles faziam patrulhamento na localidade Areal quando bandidos começaram a atirar contra os agentes. Houve revide, e os criminosos fugiram. Ninguém ficou ferido.

Antes do confronto, a PM já havia decidido que o major Bruno Xavier, que comandava a UPP do Morro do Alemão, seria transferido para o 21º BPM (São João de Meriti), na Baixada. Essa não foi a única mudança no comando de UPPs: o capitão Felipe Matos de Carvalho saiu da UPP do Turano, no Rio Comprido, e irá para a 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM). O capitão Jeferson Silva Odilon deixou a UPP do Salgueiro, na Tijuca, para atuar na coordenação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A informação foi publicada no boletim interno da PM sexta-feira.

A troca no comando ocorre em meio a uma das maiores crises nas UPPs, após sucessivos ataques que deixaram quatro PMs mortos em pouco mais de um mês. Entretanto, o Comando de Polícia Pacificadora (CPP) descarta qualquer ligação entre os ataques e as mudanças nas unidades. Os substitutos ainda não foram definidos. Um deles pode ser o capitão Alexandre Silva Frugoni de Souza, que foi transferido do 18º BPM (Jacarepaguá) para o CPP, conforme publicação feita no boletim da PM.

Você pode gostar