Por thiago.antunes

Rio - Uma equipe da Patrulha Ambiental – formada por guardas municipais e agentes da secretaria municipal de Meio Ambiente – resgatou um filhote de tucano-de-bico-preto na manhã desta quarta-feira, no apartamento de um edifício localizado na Freguesia, em Jacarepaguá. Os agentes foram acionados por meio da Central 1746 da Prefeitura do Rio.

O morador do apartamento encontrou a ave caída em sua varanda ao acordar. Antes de acionar a equipe da Prefeitura, ele atraiu o tucano até o interior do imóvel. De acordo com os agentes, a atitude do morador foi a mais indicada para proteger o animal e também os moradores da residência, pois esse tipo de ave possui muita força no bico, podendo provocar traumas graves ao bicar alguém.

Guardas resgataram tucano na FreguesiaDivulgação

Após o resgate, a ave foi encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, para receber atendimento veterinário. O tucano-de-bico-preto é uma ave típica da fauna carioca e também pode ser encontrado em outros lugares da faixa litorânea do Brasil, do Pará à Santa Catarina.

Ao flagrar animais silvestres em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, a população também pode acionar a Guarda Municipal, pelo telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h. O manuseio não é aconselhável, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem.

Você pode gostar