Por paulo.gomes

Rio - Moradores do Morro do Cantagalo, na Zona Sul, realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira, após duas pessoas serem baleadas na comunidade, que tem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Os feridos, Gabriel Félix de Araújo, 29 anos, e Orlando Ferreira Ribeiro, 50, foram encaminhados para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon.

Policiais militares do 23ºBPM (Leblon) reforçaram o acesso ao Morro do CantagaloFabio Gonçalves / Agência O Dia

Inicialmente informações davam conta de que policiais militares seriam os autores dos disparos. No entanto, de acordo com familiares de Gabriel, que trabalha como servente, ele saiu de casa por volta das 8h para levar um dos filhos para a escola na própria comunidade. Em seguida, enquanto foi na padaria, teria discutido com uma policial militar e logo depois passou uma pessoa numa moto atirando. Gabriel levou um tiro no peito e está sendo operado. Já Orlando, que é artista plástico, também estava no local e levou um tiro na perna. Ele está em observação.

O que teria causado revolta nos moradores, que culminou com a manifestação em frente à estação do metrô em General Osório, foi um suposto comentário de um PM. Segundo relatos, ele teria dito que o tiros que acertaram Gabriel e Orlando "tinham que ser para matar".

Uma pessoa que não quis se identificar e que mora no Pavão/Pavãozinho, comunidade ao lado do Cantagalo, recebeu orientação de PMs para permanecer em casa.

"Os policiais estão pedindo para as pessoas ficarem dentro de casa", diz ele, que garante ter ouvido tiros e bombas.

Funcionários da Comlurb realizam a limpeza da Rua Teixeira de Melo após protesto dos moradores do CantagaloAlessandro Buzas / Agência O Dia

Durante o protesto, o acesso ao metrô ficou fechado por cerca de 25 minutos, já que os manifestantes queimaram cones na Rua Teixeira de Melo, em Ipanema. De acordo com a Polícia Militar, homens do 23ºBPM (Leblon) estão reforçando o acesso ao Cantagalo. Um homem foi preso por policiais da UPP, acusado de incitar moradores e incendiar lixeiras na comunidade. Ele foi encaminhado para a 13ªDP (Ipanema).

Você pode gostar