Rio - O Procon Estadual iniciou, nesta terça-feira, a Operação Pódio com o objetivo de fiscalizar a validade e a forma de armazenamento dos alimentos, bem como a higiene das filiais da rede de supermercados Campeão no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Dos 14 estabelecimentos vistoriados, 12 foram autuados e serão multados por diversas irregularidades. No total, os fiscais do Procon-RJ flagraram 323kg de alimentos impróprios para consumo.
Somente na filial de São Cristóvão, na rua Luiz Gonzaga, foram encontrados 147kg de carne e mais de 7kg de salsicha vencidos, além de 4,2kg de sobras de frios e 2,9kg de queijo prato sem especificação. Ainda em São Cristóvão, na unidade da rua Ana Néri, os fiscais interditaram a câmara frigorífica de carnes que apresentava mofo, ferrugens, goteiras e o descolamento do forro de alumínio nas paredes laterais. Os responsáveis tem até 24 horas para sanar as irregularidades.

Outro problema detectado em quatro filiais do supermercado foi o armazenamento de carne previamente moída, o que contraria a Lei Estadual 6538/83, segundo a qual a carne só pode ser moída na hora e na presença do consumidor. Ao todo, foram recolhidos e inutilizados 18 kg de carne moída em estoque. Ao fim da operação, apenas duas filiais passaram sem problemas pela vistoria do Procon Estadual: a loja da Pavuna, na rua Iguaba Grande, e a do Jacaré, na rua Lino Teixeira.