Por adriano.araujo

Rio - No mês que vem, cerca de dois mil policiais militares terão as férias suspensas. A alteração vai ocorrer por causa da Copa, que começa no dia 12 de junho. E vale até o fim do evento esportivo, em julho. A determinação é para que esse efetivo atue no reforço do esquema de patrulhamento. A competição, aliás, não é um problema que preocupa o governador Luiz Fernando Pezão. Ele está seguro de que a cidade vai passar bem no teste de segurança pública durante o torneio de futebol. Nesta quinta-feira, mais uma vez uma região com UPP foi palco de tiroteios. Desta vez, foi a Rocinha. Até o final da noite, não havia informações sobre feridos. “O Estado do Rio e a cidade tem tradição de fazer grandes eventos sem problemas. A gente faz o Réveillon com três milhões de pessoas. Não vamos ter nem 1/6 disso disso aqui. A gente está preparado para fazer”, afirmou ele.

A maior quantidade de policiais nas ruas chama a atenção para a violência que eles têm sofrido por parte dos criminosos. Para o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, esses episódios são uma tentativa de sabotagem. “O problema não está na Polícia. Está no lado do crime, que perdeu território, áreas, armazenamento de armas e drogas. O crime vive disso há 40 anos. Ele nada de braçada no Rio. E há sete, oito anos ele está tendo um combate efetivo. Quem está em crise, sofrendo é o tráfico”, afirmou Beltrame, que está solicitando junto ao Ministério da Justiça mudanças para que ocorram punições mais rigorosas contra bandidos que atacam policiais.

Hoje, Betrame participou, juntamente com o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, da inauguração da Companhia Destacada do Fonseca, na Zona Norte de Niterói.

Cerca de 60 PMs compõe o efetivo que funciona no Horto do Fonseca, e é a quarta companhia destacada daquele município, que já conta com as unidades do Morro do Estado, Morro do Palácio e Pendotiba.

Beltrame discursa na inauguração da Quarta Companhia da PM%2C no Fonseca%2C ao lado de Rodrigo NevesCarlos Moraes / Agência O Dia


Você pode gostar