Por daniela.lima

Rio - Cães e gatos são os bichos de estimação mais queridos dos brasileiros. Nos últimos anos, porém, uma outra espécie, a dos peixes ornamentais, vem ganhando os lares e conquistando o coração de adultos e crianças.

O peixinho betta precisa de um aquário para eleDivulgação


Há no Brasil atualmente 26,5 milhões de peixes de aquário, cinco milhões a mais do que gatos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). De água doce ou salgada, esses animais de cores e tamanhos variados podem ser os companheiros ideais para quem não dispõe de muito tempo para se dedicar ao seu bichinho. Bem cuidados, eles vivem de três a 15 anos. Algumas espécies, como a carpa koi, atingem os 90 anos.

Para quem nunca criou peixes e quer mergulhar fundo nesse universo aquático, o primeiro passo é a escolha da espécie. Algumas, como os dourados, nome popular dos kinguio, e os acarás, são bastante sociáveis e convivem bem com outros seres dentro do aquário.

Já os bettas gostam de viver num aquário ou betteira só para eles, dispensam até mesmo a companhia da fêmea, cujos encontros só ocorrem no acasalamento. Apesar de solitários, eles interagem com os donos.
Quando percebem a chegada de quem vai cuidar dele, se agitam na água e, às vezes, seguem a mão do tratador pelo vidro. Bem cuidados, podem passar de 4 anos.

O zootecnista Pierre Alonso, da empresa Exoticaves, explica que o betta é a espécie mais recomendada para aquaristas iniciantes. Originários das águas rasas das plantações de arroz do sudoeste da Ásia, o betta se adapta bem em aquários pequenos, com pouco volume de água. Essa espécie não necessita de oxigênio na água, que ela retira do ar.

A maioria dos peixes, no entanto, precisa de sistema de filtro, iluminação, cascalho e plantas. Aquários maiores são melhores, porque mantêm mais a estabilidade da água. Os donos dos peixinhos devem usar o kit básico, vendido em petshops, que vem com produtos para tirar o cloro e a acidez da água.

Terapia relaxante e educativa para crianças

Criar peixes funciona como uma terapia, capaz de relaxar os mais estressados e ansiosos, além de ter uma função educativa, principalmente entre os pequenos. O aquário é um micro ecossistema no qual a criança entende o ciclo da vida. “Ao ter que cuidar de um ser vivo, elas aprendem noções de responsabilidade e de preservação do meio ambiente”, diz o zootecnista Pierre Alonso.

É um hobby barato — o custo mensal fica em torno de R$ 10 — e nenhum vizinho vai reclamar do barulho. Peixes não sujam a casa, não soltam pelos e não precisam sair para passear. Tampouco ficam deprimidos quando estão longe do dono.

Você pode gostar