Rio - Na expectativa para a inauguração do BRT Transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), diversas ações de divulgação do corredor expresso foram feitas nesta quinta-feira, em Jacarepaguá. A partir de segunda-feira, o trecho Alvorada - Tanque já estará funcionando das 10h às 15h, para a população.

Nesta quinta, diversos promotores do consórcio BRT divulgaram o BRT Transcarioca próximos às estações Taquara, Rio 2, Aeroporto de Jacarepaguá e no Terminal Alvorada. A expectativa é que a população da região tenha seu tempod e viagem reduzido em até 60%.
Transcarioca se prepara para a partida
Cerca de 320 mil passageiros utilizarão diariamente o corredor BRT Transcarioca, que ligará a Barra ao Galeão, em um trajeto de 39 quilômetros que abrange 47 estações e cinco terminais rodoviários. O movimento esperado é maior do que o previsto para a Linha 4 do metrô, que deve transportar 300 mil pessoas por dia.
No domingo, será a cerimônia de inauguração que contará coma presidenta Dilma Rousseff. Segunda-feira, o serviço parador será aberto à população, da Estação Tanque até a Alvorada, das 10h às 15h, mas, no futuro, funcionará 24 horas por dia. No dia 4 de junho, começa a operar o serviço Galeão - Alvorada (semidireto), que funcionará das 5h às 23h, com uma parada na estação Vicente de Carvalho, onde haverá o ponto de integração com a Linha 2 do metrô.
O corredor expresso de ônibus custou R$ 1,9 bilhão e será o primeiro de alta capacidade no sentido transversal da cidade, reduzindo em 60% o tempo de viagem por ônibus da Barra ao Aeroporto Tom Jobim. Com a abertura das demais estações, os passageiros poderão fazer integração com as linhas de trem em Madureira e Olaria. Além disso, há conexão com o Transoeste, no Terminal Alvorada, e, futuramente, com o corredor BRT Transolímpica, em Deodoro, e com a Transbrasil, no Terminal Fundão.