Meu bem, meu mal

Cesar Maia é, ao mesmo tempo, solução e fonte de problemas para o apoio do PSDB à candidatura de Pezão ao governo

Por thiago.antunes

Rio - Cesar Maia (DEM) é, ao mesmo tempo, solução e fonte de problemas para o apoio do PSDB à candidatura de Pezão (PMDB) ao governo. O ex-prefeito diz que não abre mão de tentar o Palácio Guanabara, mas sinalizou que toparia ser candidato a senador.

Para o tucano Aécio Neves, que disputará a Presidência pelo PSDB, a fórmula seria ideal. Ele acha complicado apoiar um candidato (Pezão) fechado com Dilma Rousseff — a presença do aliado Maia entre os peemedebistas amenizaria este apoio à petista.

Cobertor curto

Mas o governo estadual teme que a presença de Cesar Maia na chapa majoritária complique de vez a relação com Dilma, já irritada com o apoio de parte do PMDB-RJ a Aécio. Pezão, que governará até o fim do ano, e Eduardo Paes, que ficará na prefeitura até 2016, ainda dependem da liberação de verbas federais.

A volta do problema

A entrega da vaga ao ex-prefeito, que ocuparia o lugar reservado a Sérgio Cabral, reabriria uma crise. O atual senador Francisco Dornelles (PP) desistiu de concorrer à reeleição apenas porque o candidato seria o ex-governador.

Zito de fora

Zito, ex-prefeito de Caxias, está ameaçado de não poder disputar a eleição. Ele é um dos 1.051 gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. A lista foi entregue ao TRE.

#Nãovaitergrana

Funcionários da saúde, educação, polícia civil, Uerj, Uenf e Funarj estão entre os ameaçados de ficar sem aumento real este ano. Por conta da eleição, os projetos, que sequer foram enviados pelo governo para a Assembleia Legislativa, têm que ser aprovados, sancionados e publicados até o dia 30. Com a Copa, vai ficar difícil.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia