Por felipe.martins

Rio - Em 15 dias de Copa do Mundo, incidentes envolvendo torcedores no Maracanã acabaram em 14 audiências públicas no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). De acordo com o balanço das ações do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos divulgado ontem, nas quatro partidas da fase de grupos realizadas no estádio houve conflitos. Onze audiências culminaram em transações penais, pagamentos de cestas básicas ou multas. Outras três foram arquivadas.

Ainda segundo o TJ, durante o mês de junho, no período da Copa, os juizados dos aeroportos Internacional Tom Jobim e Santos Dumont registraram 137 reclamações de cancelamentos e atrasos nos voos e 225 pedidos de orientação aos passageiros.

No Maracanã, o caso mais grave, que gerou seis audiências no TJ, foi registrado no jogo entre Espanha e Chile, dia 18, quando 87 chilenos sem ingressos foram presos ao invadir o estádio para acessar as arquibancadas. Logo atrás, veio o duelo de quarta-feira entre França e Equador, com quatro audiências. Um torcedor uruguaio invadiu o Maracanã sem portar ingresso e foi detido pelos seguranças. Um francês foi denunciado pelo Ministério Público após ser detido por desacato a policiais. Um segundo torcedor francês arremessou o próprio calçado no campo. Três torcedoras argentinas foram conduzidas à delegacia por portarem maconha.

O transporte de drogas também foi o que motivou a única audiência realizada durante a partida de Bélgica e Rússia, no último domingo. Já em Argentina e Bósnia, duelo que marcou a estreia do Maracanã no Mundial, o TJ registrou três audiências e cinco encaminhamentos à Polícia Federal, por tentativas de invasão do estádio.

Você pode gostar