Por felipe.martins

Rio - Apontado pela polícia como integrante do Comando Vermelho (CV) e chefe do tráfico no Jardim Catarina, em São Gonçalo, Schumaker Antonácio do Rosário, de 30 anos, é investigado por, segundo denúncias, determinar a expulsão dos policiais que moram na região e ameaçar matar todos aqueles que não deixarem suas casas. Na noite de sexta, o Portal dos Procurados do Disque-Denúncia (2253-1177) aumentou de R$ 1 mil para R$ 5 mil a recompensa para quem der informações que auxiliem na localização e prisão do criminoso.

Soldado Dayvid Lopes AthanázioReprodução

O anúncio do portal foi feito logo após o enterro do corpo do soldado Dayvid Lopes Athanázio, de 23 anos. Ele foi executado quando chegava em casa, na Avenida Padre Vieira, no Catarina Novo, na noite da última quinta-feira. Horas antes da execução do soldado Athanázio, um grupo de criminosos chegou a cercar a residência de um subtenente lotado no 7º BPM (São Gonçalo) que mora na localidade conhecida como Ipuca.

O PM conseguiu ligar para o batalhão e pedir auxílio. Policiais em várias viaturas foram deslocados com rapidez para o endereço e conseguiram chegar a tempo de resgatar o policial. Os traficantes fugiram.

Na tarde de sexta, policiais de folga auxiliaram um primo do soldado — que também é PM e era vizinho da vítima — a retirar os objetos de sua casa. Ele agora pretende vender seu carro para conseguir morar numa nova residência.

Condenado a mais de 29 anos de prisão por homicídio e assalto à mão armada, Schumaker foi preso em agosto de 2003. Em outubro daquele ano, ele recebeu um benefício para cumprir o restante de sua pena no regime semiaberto e não voltou para a prisão.

O grupo chefiado por ele, intitulado ‘Bonde do Schumacher’, é acusado não somente de tráfico de drogas, mas também de cometer assaltos e diversos homicídios na região.

Seis disparos atingiram a vítima

De acordo com o delegado Marcus Vinícius Amim, da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, a principal linha de investigação é a de execução. Uma testemunha, o tio e o pai do PM que o socorreram já foram ouvidos. A perícia constatou que cerca de 30 tiros de pistola e revólver calibre 38 atingiram o Honda preto do PM, placa KVG-9780, do PM. Seis disparos acertaram o soldado no tórax e na cabeça.

“A perícia, a dinâmica do fato, os primeiros depoimentos e as primeiras investigações do nosso serviço de inteligência apontam para execução”, afirmou o delegado, que vai solicitar imagens de circuitos de segurança de residências e comércios da região que possam ajudar na identificação dos bandidos.

Você pode gostar