Rio - O calor castigou os torcedores que acompanharam neste domingo Holanda x México na Fan Fest, na Praia de Copacabana. Alguns tiveram queda de pressão e foram atendidos no posto de saúde montado no local. O sol forte não diminuiu a alegria dos holandeses, que nos minutos finais comemoraram a passagem para a nova fase.
Sob 27 graus centígrados, mas com sensação térmica bem maior, os torcedores — principalmente os holandeses — sofreram. O cheiro de protetor solar era forte. Os holandeses já estavam com a pele avermelhada, enquanto muito mexicanos usavam o tradicional sombrero.
Entre os casos verificados, estavam os de duas mulheres que desmaiaram e foram socorridas no posto. Mas não eram holandesas nem mexicanas. Ambas eram brasileiras.
Durante a partida, muitos trocaram a cerveja pela água. Garrafas de plástico eram vistas nas mãos ou estavam espalhadas pelas areias, apesar de haver algumas lixeiras no local, no meio das torcidas.
SAIAS E SHORTINHOS
Copacabana ficou ainda mais quente, mas por motivo bem melhor. Grupos formados somente por mulheres holandesas chamavam a atenção dos homens. Usando saias e shorts curtos, quase sempre na cor laranja, fizeram a alegria dos marmanjos e deram um show de simpatia.
Além da temperatura e das holandesas, a emoção durante o jogo também era alta. Camisas de diferentes seleções eram vistas na partida transmitida na orla de Copacabana, mas o verde do México prevaleceu, assim como a descontração de sua torcida.
Os mexicanos comemoravam e sempre puxavam o coro quando a seleção dirigida por Miguel Herrera atacava. Isso durou até os 42 minutos do segundo tempo, quando a situação mudou radicalmente e os holandeses, que até então assistiam ao jogo calados, comemoraram a virada festejando e rindo muito.
Parecendo surpresos, os europeus pulavam eufóricos. A maior parte dos brasileiros da praia não comemorou a vitória daquela uma das principais seleções do Mundial. Já os mexicanos, sem acreditar no que aconteceu, foram embora.