Procon autua 12 agências bancárias na Zona Oeste

Foram fiscalizadas agências do Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil

Por leonardo.rocha

Rio - Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, esteve nos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio para realizar a Operação Tio Patinhas.

O objetivo da ação foi fiscalizar a estrutura dos bancos e o atendimento aos correntistas. No total, foram fiscalizadas 12 agências do Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Todos os locais apresentaram irregularidades diversas, foram autuados e serão multados.

Bancos foram autuados na Operação Tio PatinhasReprodução


O problema mais recorrente encontrado pelos fiscais foi a ausência do número mínimo de 15 assentos preferenciais por agência: 11 locais não seguiam a determinação da lei. Outro caso, comum em sete bancos vistoriados, foi a demora no atendimento.

No Bradesco, do Recreio, a espera na fila variou de 52 minutos a 1h10, apesar de o tempo estipulado por lei ser de no máximo 15 minutos. A agência também não fornece cadeira de rodas e um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para uso e consulta dos clientes. Não havia cartazes referente à escala de trabalho dos funcionários e sobre a disponibilidade de banheiros e bebedouros para usuários.

O Santander, localizado no Downtown, chamou a atenção por não ter acessibilidade ao segundo andar, onde encontra-se o bebedouro. Já o Banco do Brasil, localizado na Av. das Américas, altura do número 4430, além de ter apenas três cadeiras para prioridades e não informar a disponibilidade de banheiros e bebedouros, foi autuado por atrasar a abertura da agência em 1h30 sem qualquer aviso aos clientes.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia