TCE libera edital para contratação das obras da TransOceânica

Via deve atender a 11 bairros da Região Oceânica e cerca de 70 mil pessoas

Por thiago.antunes

Rio - O plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE) liberou nesta terça-feira (29.7) o edital de licitação para a contratação da obra da TransOceânica, via expressa que ligará Charitas ao Engenho do Mato, em Niterói. Após a obtenção da licença ambiental, ocorrida no último dia 15 de julho, este era o passo que faltava para que a obra seja iniciada ainda neste segundo semestre de 2014, com previsão de ser concluída até 2016.

A TransOceânica vai atender a 11 bairros da Região Oceânica e cerca de 70 mil pessoas. A via terá um total de 9,3 quilômetros de extensão com faixas exclusivas para ônibus, um túnel de 1,3 quilômetro que vai ligar os bairros Cafubá e Charitas, além de ciclovias e 13 estações.

Os ônibus funcionarão no sistema BHLS (Bus of High Level of Service). Equipados com ar-condicionado, os coletivos terão portas de ambos os lados. Os passageiros serão recolhidos nos próprios bairros onde moram e os ônibus serão autorizados a entrar na faixa exclusiva do BHLS.

No projeto da TransOceânica está prevista também a integração da via com a estação hidroviária de Charitas, que será transformada em um terminal intermodal.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia