Por adriano.araujo

Rio - O policiamento segue reforçado na manhã desta quarta-feira no Complexo do Alemão, na Zona Norte, após dois dias de confrontos entre policiais e traficantes nas favelas da região. O reforço conta com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e 300 policiais militares.

Clima tenso com prisão de traficante e tiroteio

No mesmo dia em que a polícia prendeu um dos principais criminosos do Complexo do Alemão que estava foragido, dois tiroteios voltaram a aterrorizar moradores do conjunto de favelas, deixando um policial ferido. Anderson dos Santos do Nascimento, o Gordinho, é apontado pela polícia como o segundo na hierarquia do crime e homem de confiança do traficante Eduardo Fernandes de Oliveira, o 2D, que foi preso em abril.

Segundo as investigações, no dia em que o chefão foi capturado numa casa em Búzios, Gordinho também estava no imóvel. No entanto, naquela época, não havia mandado de prisão contra ele. Em maio, a polícia fez megaoperação no complexo, que resultou na captura de sete criminosos. O acusado estava entre os alvos, mas conseguiu escapar do cerco.

O suspeito no momento que saía da viatura da PMFoto enviada via Whatsapp do DIA (21) 98762-8248

Gordinho foi localizado nesta terça-feira em operação conjunta entre agentes da 45ª DP (Complexo do Alemão) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Fazendinha, para cumprir os dois mandados de prisão pendentes do criminoso. Ele estava escondido em uma casa na comunidade para não ser preso. O traficante não reagiu e estava desarmado. Com ele, os agentes da 45ª DP (Complexo do Alemão) localizaram R$ 2.200 e um caderno com a contabilidade do tráfico na região, pela qual o acusado era o responsável.

Ainda segundo o delegado Felipe Curi, Gordinho teria participado de confronto em abril com policiais da UPP Nova Brasília, na localidade Rua Dois, que deixou um PM ferido: “A prisão dele é de grande importância para desarticular a quadrilha de traficantes que atua no Complexo do Alemão”.

Os dois confrontos de ontem no Alemão ocorreram de manhã e à tarde. Por volta das 10h30, PMs da UPP do Morro do Alemão checavam denúncias de venda de drogas, quando foram recebidos a tiros por traficantes. Dois suspeitos foram presos. Drogas e um carregador de pistola foram apreendidos.

Às 15h, novo confronto causou pânico em moradores da comunidade, quando bandidos da Nova Brasília fizeram disparos na direção de policiais. Um soldado foi ferido por tiro de raspão na perna e medicado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alemão.

Você pode gostar