Por paulo.gomes

Rio - O prefeito Eduardo Paes, ao lado de membros do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e do Comitê Olímpico Internacional, inaugurou nesta segunda-feira um seminário para a imprensa sobre os preparativos das Olimpíadas do Rio, em 2016. Paes afirmou que do orçamento dos Jogos (R$ 37,6 bilhões) 57% serão da iniciativa privada e que os 43% do dinheiro público estão sendo investidos em obras pela cidade. O prefeito garante que não haverá "elefantes brancos" após a realização das Olimpíadas.

O prefeito Eduardo Paes destacou nesta segunda-feira%2C durante seminário para a imprensa sobre os preparativos das Olimpíadas%2C o legado que a competição deixará para o RioDivulgação / Beth Santos

"Serão os Jogos da economia de recursos públicos, sem elefante branco, com cronograma em dia. Deixaremos um aprendizado para o brasileiro, de entregar obras no prazo. Serão as Olimpíadas que o COI usará de exemplo para outras cidades", afirma.

Paes afirmou que a organização para os Jogos é bem mais complexa do que foi para a Copa do Mundo, no mês passado. "Não dá para comparar a Copa do Mundo, apenas no Rio foram 15 seleções. No entanto, somente na abertura das Olimpíadas, serão 10 mil atletas".

De acordo com o prefeito, 55% das instalações estão prontas, como o Maracanã e o Sambódromo, ou estão em fase de adaptação, como o Engenhão, que deve estar pronto entre novembro e dezembro deste ano. Já o Complexo de Deodoro, onde vão acontecer as provas de Hipismo, Ciclismo, Pentatlo Moderno, Tiro Esportivo, Canoagem - Slalom, Hóquei e Esgrima, estava preocupando o Comitê Organizador dos Jogos. No entanto, 60% das instalações permanentes estão prontas e, por isso, crê que não haverá problemas.

A expectativa é que sete milhões de ingressos sejam vendidos para as Olimpíadas e que quatro bilhões de pessoas assistam a competição pela TV.

Você pode gostar