Por paloma.savedra

Rio - Uma das primeiras escolas de interpretação do Rio, a Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, no bairro da Saúde, Região Portuária, foi reinaugurada pelo prefeito Eduardo Paes nesta terça-feira, após passar por obras de restauração pelo Porto Maravilha Cultural - projeto da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), sob coordenação da prefeitura. O prédio também é a atual sede do bloco carnavalesco Prata Preta, e terá galerias de artes, videoteca e cinema gratuito, oficinas de música e de interpretação, eventos musicais de chorinho, jazz e rodas de samba. 

Paes inaugurou o novo prédio da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma%2C ao lado do presidente do Vasco da Gama%2C Roberto DinamiteCarlos Moraes / Agência O Dia

Conhecido como Talma, o espaço foi fundado em 1879 e o terceiro teatro da cidade - São Pedro e Carolina foram os primeiros. Até meados da década de 80, funcionou como um local da vanguarda artística. Outra curiosidade é que o Club de Regatas Vasco da Gama nasceu em 1898 em reuniões promovidas por jovens atletas de remo no teatro. 

Quem for conferir a reinauguração do espaço poderá conhecer um pouco mais da história do Teatro e do prédio, numa exposição que estará aberta ao público até setembro. A mostra conta o nascimento do Vasco e conta com fotos de bailes de carnaval e dos anos dourados com antigos frequentadores. 

Você pode gostar