Por leonardo.rocha

Rio - O arquiteto e designer brasileiro Sergio Rodrigues, de 86 anos, morreu na manhã desta segunda-feira em sua residência, localizada em Botafogo, Zona Sul do Rio. As causas da morte de Rodrigues ainda não foram divulgadas pela família.

O velório será realizado no Memorial do Carmo, na quarta-feira, a partir das 9h da manhã, na capital fluminense. O corpo do arquiteto será cremado às 15h. Ele completaria 87 anos no dia 22 de setembro.

Sergio Rodrigues%2C criador da 'Poltrona Mole'%2C marcaou a história do mobiliário brasileiroDivulgação

Histórico

Formado em 1951 em na faculdade de arquitetura da Universidade do Brasil - FNA, no Rio, Sergio se destacou por seu trabalho focado em interiores, criando móveis com traços únicos, reconhecidos internacionalmente. Por ser sobrinho de Nelson Rodrigues, ficou conhecido como o “poeta da madeira”.

Uma de suas peças mais conhecidas é a poltrona Mole (1957), com madeira jacarandá e estofamento em couro, vencedora de prêmios da área do design e exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. É um sucesso de vendas até os dias de hoje.

Trabalhou ao lado de importantes nomes da arquitetura e da decoração, como Joaquim Tenreiro, José Zanine Caldas, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Rodrigues foi o vencedor de prêmios relevantes de design no mundo como o Lapiz de Plata na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires e o prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

“O móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o espírito brasileiro. É o móvel brasileiro.” - Sérgio Rodrigues (1927-2014).

Você pode gostar