Por thiago.antunes

Rio - Os candidatos que alegaram irregularidades no concurso para soldado da Polícia Militar do Rio, depois da prova aplicada no último domingo, enfrentaram nesta segunda-feira dificuldades para entrar com recurso administrativo. O prazo para fazer o pedido termina hoje, mas o site da Exatus (www.exautspr.com.b), única forma de comunicação dos inscritos com a banca organizadora, permaneceu fora do ar por várias horas ao longo do dia.

A assessoria de imprensa da PM informou que não há outra forma do candidato entrar com recurso, além da opção oferecida na página da banca, mas até à noite desta terça o endereço na rede continuava indisponível. Para o advogado especializado em concursos, Sérgio Camargo, além do prazo de três dias começando a contar da data da divulgação do gabarito não ser razoável, “o meio de comunicação estar indisponível pode ser caracterizado como inviabilização de recurso”.

Aprovados serão treinados para fazer policiamento ostensivoBanco de imagens

“A PM deveria oferecer um local físico para que os candidatos fizessem as reclamações, independentemente de o site voltar ou não a funcionar”, disse. O candidato Eduardo Felipe Bitencourt, 29 anos, conta que conseguiu entrar com o pedido de recurso na manhã desta terça, mas não recebeu a confirmação que fazia parte do procedimento. “No fim da minha solicitação, apareceu a mensagem que eu receberia um e-mail confirmando o envio do recurso, mas isso não aconteceu e depois o site não abriu mais”, relatou.

O morador de Campo Grande afirmou ainda que não sabe se a solicitação foi enviada para a Exatus. “Não temos informação, ninguém entra em contato e o site não funciona como deveria. A situação é difícil”, acrescentou, revoltado. Bitencourt quer fazer o recurso como forma de protesto sobre o conteúdo aplicado. Para ele, assuntos que não estavam no edital foram abordados na prova.

“O documento indicava como conteúdo o programa Excel na versão de 2011, mas foi cobrada a edição de 2013, que é bem diferente”, explica. O candidato Alessandro Barros, 23 anos alegou que a prova começou com meia hora de atraso e que no local, onde centenas de candidatos fizeram o exame, só havia quatro policiais para fazerem a segurança.

Segundo o morador de Mesquita, “os fiscais não sabiam nem a hora em que a saída dos candidatos estava liberada e nem informar sobre o uso do telefone celular.” O DIA tentou contato com a organizadora do concurso Exatus, mas as ligações não foram atendidas.

Você pode gostar