Transcarioca sem conexão

BRT ganhou ontem cinco linhas alimentadoras e serviço expresso Vicente Carvalho-Alvorada

Por bianca.lobianco

Rio - Começaram a operar ontem outras cinco linhas alimentadoras do BRT Transcarioca e o novo serviço Expresso Vicente de Carvalho - Alvorada, que substituíra o Direto, que fazia o mesmo itinerário nos horários de pico. Agora, com a nova operação, a população oriunda de Jacarepaguá e Madureira não precisa mais ir ao Terminal Alvorada para fazer a conexão do serviço Galeão-Alvorada, e sim, fazer a conexão na estação de Vicente de Carvalho.

O serviço Expresso funciona das 5h às 23h, e faz paradas nas estações de Madureira-Manaceia, Praça Seca, Tanque, Taquara, Santa Efigênia e Rio2.

Passageiros de Madureira e Jacarepaguá já têm serviço expressoCacau Fernandes / Agência O Dia

Já as novas linhas são 610A (Del Castilho - Tanque via Linha Amarela), 931A (Curicica – Recreio, via Arroio Pavuna), 882A (Tanque – Alvorada, via Freguesia), 800A (Taquara - Curicica) e 766A (Madureira - Madureira Shopping, via Cascadura) e possuem integração com, pelo menos, uma estação do Transcarioca.

Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes também criou duas novas linhas convencionais: 748 (Cascadura – Barra, via Itanhangá) e 900 (Merck – Downtown), ambas em substituição às antigas 878 (Tanque – Alvorada, via Estrada Jacarepaguá/Sernambetiba) e 700 (Madureira - Ponte de Marapendi).

Até que todo o sistema seja implantado, mais três linhas deixarão de circular: 753 (Cascadura - Recreio), 757 (Cascadura - Riocentro, via Camorim)e 800 (Curicica-Freguesia, Circular). O processo será gradual.

Ainda de acordo com a prefeitura, há constante divulgação nas estações e principais pontos das linhas, com distribuição de folhetos explicativos, além de postagens nas redes sociais do sistema BRT.

O Transcarioca já ultrapassou a marca de um milhão de passageiros desde a inauguração e, junto com o Transoeste, atende a 313 mil passageiros por dia. A estimativa é de que, sozinho, o sistema atenda 220 mil pessoas por dia, após a implantação total da rede.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia