Por thiago.antunes

Rio - Cerca de 30 mil ciclistas de todas as idades são esperados na 27ª edição do evento Um Dia Sem Carro, marcado para começar às 9h do próximo domingo, véspera da celebração do Dia Mundial Sem Carro. O passeio sobre as ‘magrelas’ terá 12 quilômetros, saindo do Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, indo até o Mourisco, em Botafogo, e voltando pela orla, até uma arena próxima ao ponto de partida.

Ano passado, o megapasseio ciclístico reuniu 25 mil pessoas, segundo os organizadores. O evento, a exemplo do Dia Mundial sem Carro (movimento nascido na França em 1997), procura incentivar o uso do transporte não poluente, desafiando o hábito do deslocamento por meio de veículos motorizados.

“Temos percebido que existe vontade do poder público e da população para a instalação de ciclovias e bicicletários. O caminho é esse, mas ainda temos muito a avançar”, disse Claudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio.

Ele acrescentou que, hoje, o Brasil é o quinto maior comprador de bicicletas do mundo. “Existem atualmente cerca de 80 milhões de bicicletas ativas no país”. A inscrição para o evento vai até sábado e custa R$ 10. Os postos estão listados no site da Federação de Ciclismo do Rio (www.fecierj.org.br). No ato da inscrição, o participante ganha uma bolsa de praia, camiseta, garrafa, uma edição de bolso do Código de Trânsito Brasileiro, dois bilhetes para ida e volta do metrô, medalha e um número para concorrer no sorteio de 20 bicicletas de 21 marchas.

Reportagem de Paulo Maurício Costa

Você pode gostar