Por leonardo.rocha

Rio - Na VII Ação Nacional Febrac realizada neste sábado, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, na Lagoa Rodrigo de Freitas, foram recolhidas 10 toneladas de lixo. A limpeza contou com a força tarefa de 140 trabalhadores voluntários de 14 empresas filiadas ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac-RJ), que também participaram de um concurso de redação sobre sustentabilidade. Após separação, o lixo coletado será entregue a entidades locais de reciclagem.

Com o slogan "Seja a própria mudança que deseja ver no mundo", a campanha deste ano teve o objetivo de conscientizar a população fluminense e, esclarecer aos trabalhadores do setor a importância das atividades que desenvolvem diariamente.

“Realizamos este evento no Dia Mundial da Limpeza com o propósito de despertar a responsabilidade socioambiental nas empresas do setor e também de educar o cidadão carioca a cuidar do patrimônio público. Com isso, entendemos que estamos estimulando os nossos colaboradores e a sociedade em geral a serem agentes da mudança que desejam”, explica Ricardo Garcia, presidente do Seac-RJ.

No ano passado, a mesma ação foi realizada um mês após o Programa Lixo Zero, que prevê a aplicação de multas para quem sujar a cidade do Rio. O resultado foi a retirada de 12 toneladas de lixo do entorno da Lagoa, 10 toneladas a menos do que em 2012. Como esperado, esse ano houve uma nova redução, totalizando 10 toneladas.

“A legislação e a aplicação das multas foram um forte incentivo para a mudança de comportamento do carioca, mas também acreditamos que a conscientização ambiental vem ganhando força e que as pessoas estão incorporando hábitos sustentáveis a sua rotina”, afirma Garcia.

Você pode gostar