Rio - Mesmo com os termômetros registrando 23ºC na tarde desta segunda-feira e um sol tímido propiciasse leve sensação de clima mais quente à beira mar, os ventos frios fizeram com que muitos pedestres e ciclistas circulassem agasalhados, pela orla da Praia de Ipanema, duas semanas após o início da primavera.
Segundo a meteorologista Marlene Leal de Almeida Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar polar que passa pelo Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil pode continuar derrubando as temperaturas pelos próximos dias, embora não haja previsão de chuva no Rio de Janeiro. “Para terça-feira, a temperatura mínima está prevista em 11ºC e não deve passar de 27ºC.”
Embora estivesse se exercitando com sua bicicleta pela ciclovia de Ipanema, o músico Eduardo de Moraes, de 51 anos, não dispensou o moletom. “Costumo variar meus horários para praticar atividades físicas, mas não está dando para sair sem blusa de frio, até porque tem ventado bastante. À noite, na hora de dormir, não consigo dispensar o cobertor. Este início de primavera tem sido mais frio que o mesmo período do ano passado”, afirmou o artista, que mora no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro.
As médicas Aline Buendia e Gianella Lavanda, de 25 e 26 anos, vieram de Equador para passar quatro dias na cidade e admitiram terem sido surpreendidas com o clima mais frio. “Sabia que não faria tanto calor. Comprei a passagem há um mês e esperava um tempo melhor. Não dei tanta sorte”, lamentou Aline, que está hospedada com a amiga no bairro da Tijuca, zona norte da capital. Para Gianella, o clima foi mais impactante e ela acabou se resfriando. “Estou praticamente sem voz”, disse a médica com dificuldades para falar.
Marlene explicou que a primavera é uma estação de transição e, por isso, é mais comum o calor não ter chegado ainda. Na madrugada de domingo (5) para segunda-feira, registramos 5,1ºC no distrito de Avelar, no município de Paty do Alferes; 11,2ºC na Vila Militar, região metropolitana do Rio; e 17,8ºC na capital”, detalhou.
“O vento Sul-Sudeste deve continuar passando pelo Rio. Teremos nebulosidade variada, sem previsão de que o clima vá esquentar”, alertou a meteorologista. De acordo com ela, a previsão para terça-feira (7) é de tempo parcialmente nublado a nublado, com névoa úmida e ventos fracos a moderados durante todo o dia e à noite. “O sol, no entanto, pode aparecer no período da tarde de hoje”, informou Marlene.
Reportagem de Marjorie Avelar