Por thiago.antunes

Rio - O dia 12 de outubro é especial para a nossa nação, por ser a data em que celebramos a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também o maior símbolo do país no Exterior, o Cristo Redentor. Ele, de braços abertos, do alto do Corcovado, há 83 anos, mais do que apenas embelezar a maravilhosa paisagem do Rio de Janeiro, abençoa diariamente todos os cariocas e também as pessoas do mundo inteiro que dele se aproximam. Mas já parou para pensar no que a imagem do monumento tem nos ensinado ao longo desses anos?

O Cristo Redentor, na verdade, nos ensina o acolhimento. No espaço do seu abraço cabemos eu, você e pessoas de diversas nacionalidades e culturas. Negros, brancos, pardos, amarelos, católicos, protestantes, judeus, esotéricos, heterossexuais, homossexuais, ricos, pobres, solteiros, casados, divorciados, viúvos, órfãos... Ninguém fica de fora! Isso porque o Monumento traz em si o próprio Redentor do universo, Jesus Cristo — presente 24 horas na capela Nossa de Senhora Aparecida, aos pés da Imagem.

'Já parou para pensar no que a imagem do monumento tem nos ensinado ao longo desses anos?'Reprodução

O Senhor nunca negou o seu olhar afetuoso e sua atenção a ninguém. Muito pelo contrário! Inclusive, aqueles que, socialmente, eram até mesmo desprezados, Jesus acolhia: “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento” (Mc 2,17)

Todos nós precisamos de acolhimento porque precisamos de Deus. E é isso que o Monumento, que é uma grande manifestação dos sentimentos cristãos do povo brasileiro, nos inspira a fazer. Quando a gente dá esse passo, descobre o quanto é gratificante!

Que Nossa Senhora Aparecida interceda por todos nós, neste domingo tão especial, em que eu também tenho a graça de celebrar 10 anos de ordenação sacerdotal. Que Deus me conceda a sabedoria para acolher sempre mais e melhor aos meus irmãos, com a pureza e simplicidade das crianças, que também têm este dia dedicado a elas. E você? Aceita o desafio de ser mais acolhedor? ‘Tamu junto’!

Padre Omar é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Você pode gostar