Por tiago.frederico

Rio - Os coloridos especiais e as variedades de atividades marcaram o Dia das crianças no Rio. Como em todos os anos um dos locais mais procurados foi a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade. Lá os pequeninos puderam se divertir de várias formas, com destaque para o já tradicional piquenique coletivo no gramado, em frente ao museu e à beira do lago e dos pedalinhos.

GALERIA: Criançada se diverte na Quinta da Boa Vista no Dia das Crianças

Outro destaque veio do movimento 'Rio Eu Amo Eu Cuido' que ofereceu atividades como jogos, oficinas de grafite e distribuição de mudas, para incentivar as crianças a plantarem em áreas públicas. No local, os personagens infantis fizeram o maior sucesso com a criançada. O mais assediado foi a porquinha Peppa Pig.

Personagens infantis fizeram a festa da criançada na Quinta da Boa Vista%2C em São Cristóvão%2C no Dia das CriançasCacau Fernandes / Agência O Dia

A dona de casa Renata Dias, 30, moradora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, aproveitou a data para levar pela primeira vez a filha Yasmin Dias, de 5 anos, para passar a manhã na Quinta. "Dia das Crianças, não poderia ser diferente. Ela acordou cedo pedindo para vir para cá. O diferencial é o passeio ao ar livre. Aqui as crianças ficam a vontade", afirma.

Como já é de praxe, depois do passeio os pequenos também visitaram o Jardim Zoológico, que apresentou seus dois mais novos hóspedes: um bebê pônei fêmea e um filhote macho de anta, ambos com poucos dias de nascidos. De acordo com a administração do Zoológico cerca de 40 mil pessoas passaram pelo local.

Yasmim Dias posa ao lado da Peppa PigCacau Fernandes / Agência O Dia

Entre os visitantes estavam o francês Julien Rouvellat, 35, e a boliviana Katya Lara, 37, que moram há um ano no Brasil e levaram a filha Lorena, 2, para conhecer o local. "Ela ficou encantada com a girafa. Não tem melhor programa para o dia das crianças", disse Rouvellat.

Em Sulacap, Zona Oeste do Rio, cerca de 500 crianças que integram projetos socioesportivos realizados em áreas pacificadas participaram da corrida infantil pela paz. A atividade contou com 14 categorias, que foram divididas entre as idades de 3 a 18 anos. As crianças percorreram um trecho de 400 metros e receberam medalhas de participação.

Na Zona Sul, as praias e a Lagoa Rodrigo de Freitas foram os locais mais procurados para festejar a data. No Parque Municipal da Catacumba, as crianças tiveram contato direto com a natureza ao percorrerem a trilha ecológica. Foi o caso do menino João Antônio, 4, que ao lado do pai Vilmar Vieira, 45, mostrou que gosta de aventura. "Acho importante ensinar para a criança a importância da integração entre o homem e a natureza", frisou Vieira.

Você pode gostar