Por daniela.lima

Rio - O mau estado de conservação do cilindro de Gás Natural Veicular (GNV) é a principal linha de investigação da Polícia Civil para a explosão que matou duas crianças na noite de sábado dentro de um Corsa, que abastecia. Outras três pessoas que estavam no automóvel ficaram feridas. O acidente aconteceu no posto de gasolina Grifo, no bairro Colégio. O compartimento apresentava sinais de desgaste. Parentes das vítimas, porém, garantem que não havia irregularidade e que o carro passou por vistoria em julho deste ano. 

Investigadores da 29ª DP (Madureira) e peritos estiveram no posto em busca de imagens de câmeras que possam esclarecer o acidente. Laudo deve sair de 15 a 30 diasEstefan Radovicz / Agência O Dia


Os primos Mateus Magno Rosani de Oliveira e Gustavo de Souza Oliveira, ambos de 9 anos, morreram na hora. O enterro será hoje, às 14h, no Cemitério de Irajá. O estado de destruição em que se encontrava o carro, contrastante com o do posto de gasolina — que sofreu pequenas avarias no teto, mas não teve suas bombas de combustível destruídas — reforça a linha investigativa.

No automóvel, também estavam Jorge Magno de Souza Oliveira, 44, Edneia Rosane de Oliveira, 47, e Letícia Rosane de Oliveira, 19, respectivamente, pai, mãe e irmã de Mateus. Eles não sofreram ferimentos graves. Edneia e Letícia (que também estava no banco de trás) foram levadas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas (Penha) e receberam alta na manhã de ontem.

A explosão aconteceu por volta das 21h20. Segundo um primo das crianças que não quis se identificar, a família saía de uma festa em direção a Realengo, onde mora, quando parou para abastecer o carro. Ele disse que todos estavam dentro do carro na hora do acidente. “Não estamos procurando culpados. Foi uma fatalidade. A família está acabada e estamos nos apoiando uns nos outros. Somos muito unidos, tenho 30 anos e nunca vi ninguém morrer. Deus sabe de todas as coisas”, disse o familiar que é evangélico.

Investigadores da 29ª DP (Madureira) e peritos do Instituto Carlos Éboli estiveram no local. O laudo da perícia deve sair de 15 a 30 dias. O caso — registrado como explosão culposa com morte — segue, agora, para a 40ª DP (Honório Gurgel). 

Economia de até 60% sobre o valor da gasolina

Converter o carro para o GNV pode levar a uma economia de até 60% sobre o valor do litro da gasolina, mas garantir a segurança do sistema é trabalhoso. O consumidor deve escolher oficinas credenciadas pelo Inmetro (veja a lista em http://bit.ly/1sZfUps) para instalar o cilindro. Peças que serão instaladas também devem ter o selo do Inmetro. Além disso, anualmente é preciso fazer uma inspeção em oficinas registradas. Somente com o certificado de inspeção veicular anual é possível fazer a revisão do carro no Detran. Além disso, os componentes do kit gás devem, obrigatoriamente, ser retestados a cada cinco anos.

“Em 100% dos casos de acidentes que tivemos conhecimento até hoje, podemos observar que algum ponto dessa cadeia de segurança não foi observado. Ou a oficina era clandestina, ou a pessoa não fez as inspeções”, aponta Leonardo Rocha, chefe da divisão de regulamentação do Inmetro, acrescentando que o GNV é seguro. “Nunca tivemos conhecimento de acidente envolvendo carro que passou por todas as etapas”.

Em nota, a assessoria do posto lamentou a morte das crianças e informou estar prestando o devido auxílio à família. De acordo com o informe, o GNV do posto e as bombas de combustível paresentavam condições de pressão dentro da normalidade. As documentações de licenciamento e alvarás do estabelecimento também estariam em dia. As imagens de segurança do local também já foram entregues à Polícia Civil. 

RECOMENDAÇÕES

EXCLUSIVIDADE
É proibido transferir um kit GNV de um veículo para outro. O cilindro instalado deve sempre ser novo.

NO CARRO
Produtos corrosivos devem ser mantidos distantes do cilindro. Além disso, o cilindro deverá sempre ser mantido preso e a recomendação é nunca soltá-lo no automóvel.

ABASTECIMENTO
Na hora do abastecimento, as pessoas devem sair e ficar distantes do carro. O tanque deve se manter abastecido sempre com, pelo menos, um quarto da capacidade de combustível. Na hora do abastecimento, verifique se a pressão da bomba está inferior a 220kgf/cm².

REVISÃO
Em caso de exposição do cilindro a qualquer fonte de calor, ou se o veículo passar por algum procedimento que possa alterar o cilindro, procure uma oficina requalificadora licenciada para checar a segurança do kit.

COMBUSTÍVEL
Por inflamar em temperaturas superiores às dos demais combustíveis como a gasolina e o etanol, o GNV é considerado mais seguro.

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