Operação Lapa Presente prende homem foragido da Justiça por roubo

Cléverson de Almeida foi levado à delegacia, onde agentes descobriram que havia contra ele um mandado de prisão

Por hugo.pernet

Rio - Agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Estado de Governo, prenderam um homem foragido da Justiça, na madrugada deste domingo. Cléverson Luiz Fernandes de Almeida, 24 anos, foi abordado durante patrulhamento na Rua do Lavradio, Centro do Rio, e não apresentou documento de identificação. Levado para a 5ª DP (Gomes Freire), foi constatado que, contra ele, havia um mandado de prisão em aberto por roubo.

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de hoje, os agentes cumpriram 186 mandados de prisão – sendo sete por homicídio, 78 por roubo, 46 por furto, 25 por tráfico de drogas e 30 por outros crimes.

Além disso, 1.442 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 1.385 detidas por posse para consumo e 57 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia, 24 pessoas por porte de arma branca, 14 por portar arma de fogo, 118 por roubo e furto e 339 por outros delitos. Sete kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy) também foram aprendidos no local. 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, agentes acolheram 10.659 moradores de rua na localidade. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, em que 145 veículos foram rebocados por apresentarem alguma irregularidade.

Atendimento ao cidadão

O Disque Lapa Presente (97954-2424 e 97954-2525) recebeu, desde a noite do dia 1º de janeiro de deste ano, 1.308 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante. ??A Operação Lapa Presente funciona de domingo a quinta-feira das 19h às 03h, e na sexta-feira e sábado, das 21h30 às 05h30. Os 136 agentes - 76 policiais militares e 48 agentes civis - patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e são equipados com rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação. São elas: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro boêmio para coibir roubos, uso e venda de drogas e para promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia