Por paloma.savedra
Rio - Pouco antes dos ataques de criminosos aos PMs da UPP Nova Brasília, que ocorreram na noite desta segunda-feira, o Disque-Denúncia havia recebido a informação de que traficantes iam invadir o Complexo do Alemão, entre eles Luiz Cláudio Machado, o 'Marreta' - líder do Comando Vermelho. A denúncia, registrada às 19h30, foi repassada ao Comando de Polícia Pacificadora. Durante o tiroteio, quatro policiais foram baleados. 
"Recebemos a denúncia às 19h30 e repassamos para o Comando da área, temos parceria com eles. Só não se sabe se aquela denúncia aconteceu, a de que o 'Marreta' iria fazer um ataque na área do Alemão. Isso é algo difícil. Eu não sei se o 'Marreta estava lá", declarou o coordenador do Disque-Denúncia, José Antônio Borges Fortes, o zeca Borges.
Policiais da UPP Nova Brasília reforçam o patrulhamento na região%3B Batalhão de Choque também está no Complexo do AlemãoSeverino Silva / Agência O Dia

Segundo ele, as denúncias de ataques no Complexo do Alemão são recorrentes: "Nós recebemos várias denúncias de invasão todos os dias, mas a maioria não é verdadeira", completou. 

Publicidade
Líder do Comando Vermelho, Luiz Claudio Machado, conhecido por 'Marreta', fugiu do Instituto Penal Vicente Piragibe, em dezembro de 2012, através de um túnel ligado à tubulação de esgoto do presídio.
Publicidade
Antes da prisão, ele chefiava pontos de droga no Complexo do Alemão até a ocupação pelo Exército. Em liberdade, passou a circular por favelas dominadas pelo CV. Comandou o tráfico de drogas no Complexo do Lins até a instalação da UPP na área, em novembro do ano passado. O Portal dos Procurados oferece recompensa de R$ 5 mil por indicações que possibilitem sua captura.
Publicidade
Ainda de acordo com a assessoria da UPP, os policiais da área receberam mais de uma comunicação repassada pelo Disque-Denúncia. Segundo a UPP, ainda não se sabe o número de denúncias, mas elas avisavam que "bandidos armados receberam ordens pra atacar PMs". 
Policiamento é reforçado nesta terça-feira
Publicidade
Por conta dos ataques, o policiamento foi reforçado na manhã desta terça-feira, no Complexo do Alemão, na Zona Norte. Os policiais da UPP receberam ainda apoio do Batalhão de Choque para fazer a segurança na região. 
Apesar do clima tenso, o comércio funciona normalmente. Porém, as ruas no entorno da base da UPP Nova Brasília estão praticamente vazias. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Estrada do Itararé também está aberta e conta com uma viatura da UPP no pátio. Além disso, as escolas das redes municipal e estadual não paralisaram o serviço. 
Publicidade