Por thiago.antunes
Rio - Fim de semana de expectativas e temperaturas altas para quem parte e chega no Rio, no feriado do Natal. Os dias de sol forte que coroaram a semana se despedem e dão lugar a um clima mais instável a partir deste sábado, com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Uma frente fria que está estacionada sobre o estado de Espírito Santo promete trazer chuva por todo o Sudeste.
Com o tempo abafado, o termômetro segue em alta, com máxima de 36 graus, prevista para domingo. Tanto hoje como amanhã, os cariocas podem se conformar com dias quentes, mas com nuvens. Dessa vez, quem “presenteia” a cidade, portanto, não é o bom velhinho, e sim, São Pedro.
A semana foi de sol forte e praia cheia%2C mas tempo deve virar neste sábadoAlessandro Buzas / Agência O Dia

“Segunda-feira, o tempo piora, com a chegada de uma frente fria, que vai dar início à formação de uma zona de convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico que provoca muita chuva e por vários dias consecutivos”, disse a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim. Segundo ela, esse é o panorama para boa parte de janeiro: muita nebulosidade e chuvas.

Faça chuva ou faça sol, os ventos sempre sopram a favor de quem quer pôr os pés na estrada e desestressar. Por isso, também é esperado um aumento considerável no número de veículos circulando pela Ponte Rio-Niterói, Via Lagos, e Via Dutra. Porém, as concessionárias garantem que não há motivo para preocupação, já que montaram, desde ontem, um esquema especial para minimizar os impactos no trânsito.

Publicidade
A operação conta com pistas reversíveis, mutirão ‘papa-filas’ nos pedágios, e um reforço no número de viaturas para atendimento emergencial. A previsão de saída da capital fluminense é de 396 mil veículos para o feriado do Natal, desde ontem até quarta-feira, só na Via Dutra. As concessionárias recomendam os usuários a evitarem as vias hoje, das 8h às 12h.
A Rodoviária Novo Rio é um bom indicador do começo das movimentações intermunicipais e interestaduais. Ontem, passaram pelos corredores cerca de 33 mil pessoas, 3 mil a mais do que a circulação média de uma sexta-feira. Uma nova leva de passageiros é esperada apenas para a próxima terça, quando a maioria dos trabalhadores recebe sua folga.
Publicidade
Coleta de lixo terá horários e dias alterados no período de festas
Uma boa ação para encerrar o ano com saldo positivo virá pelas mãos da Comlurb. A companhia vai alterar os dias da coleta domiciliar em alguns bairros da cidade com o objetivo de permitir que os garis passem Natal e Ano Novo com a família.
Publicidade
A mudança não vai prejudicar o recolhimento do lixo, mas é preciso atenção: a coleta domiciliar noturna de toda Zona Sul e dos bairros Rio Comprido, Cidade Nova, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel, Caju, Tijuca, Muda, Praça da Bandeira, Mangueira, Benfica e São Cristóvão, nos dias 22, 24, 29 e 31 deste mês vai recuar um dia, passando para 21, 23, 28 e 30, respectivamente. As coletas que aconteceriam nos dias 23 e 30 serão antecipada para os dias 22 e 29.
Nos dias 24, 25, 31 e 1º de janeiro, a coleta de lixo noturna no Centro e Zona Portuária será antecipada para às 15h. Nos bairros não citados da Zona Norte e nos da Zona Oeste, serão adiantadas também para 15h nos dias 24 e 31. A coleta seletiva noturna de segunda e terça-feira vai passar para às 15h, somente na Zona Sul, nos dias 22, 23, 29, e 30. As que acontecem às quartas, nos dias 24 e 31, vão passar para esse mesmo horário em todos os bairros da cidade.
Publicidade