Por thiago.antunes
Rio - Uma das resoluções do novo Departamento de Homicídios da Polícia Civil será a criação de um curso de preservação de locais de crime para capacitar policiais militares nesta função. Nesta segunda, O DIA publicou com exclusividade que o documento para a criação do departamento está na mesa do secretário de Segurança José Mariano Beltrame, aguardando somente sua assinatura.
Pelo planejamento que está nas mãos do secretário, o curso será ministrado pela Academia da Polícia Civil e vai promover uma parceria entre as duas instituições. A ideia é fazer com que os PMs — na maioria das vezes, os primeiros a chegar em locais de homicídios — entendam e coloquem em prática as técnicas de preservação do ambiente, para ajudar no trabalho da perícia. Dessa forma, será possível uma análise melhor do ocorrido e a coleta de provas essenciais para a elucidação dos casos.
Publicidade
O projeto ainda será apresentado ao novo comandante da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, e as aulas serão ministradas primeiro aos policiais de batalhões localizados em áreas de maior incidência de homicídios. Ao final do curso, os policiais receberão certificado.
O Departamento de Homicídios vai centralizar as investigações sobre esses crimes, na tentativa de reduzir os índices e aumentar a elucidação dos casos. As delegacias de cada área serão ligadas ao novo órgão, permitindo que os investigadores tenham melhores condições de apuração.
Publicidade