Mais Lidas

Departamento de Homicídios terá curso de preservação de locais de crime

o curso será ministrado pela Academia da Polícia Civil e vai promover uma parceria com a Polícia Militar

Por thiago.antunes

Rio - Uma das resoluções do novo Departamento de Homicídios da Polícia Civil será a criação de um curso de preservação de locais de crime para capacitar policiais militares nesta função. Nesta segunda, O DIA publicou com exclusividade que o documento para a criação do departamento está na mesa do secretário de Segurança José Mariano Beltrame, aguardando somente sua assinatura.

Pelo planejamento que está nas mãos do secretário, o curso será ministrado pela Academia da Polícia Civil e vai promover uma parceria entre as duas instituições. A ideia é fazer com que os PMs — na maioria das vezes, os primeiros a chegar em locais de homicídios — entendam e coloquem em prática as técnicas de preservação do ambiente, para ajudar no trabalho da perícia. Dessa forma, será possível uma análise melhor do ocorrido e a coleta de provas essenciais para a elucidação dos casos.

O projeto ainda será apresentado ao novo comandante da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, e as aulas serão ministradas primeiro aos policiais de batalhões localizados em áreas de maior incidência de homicídios. Ao final do curso, os policiais receberão certificado.

O Departamento de Homicídios vai centralizar as investigações sobre esses crimes, na tentativa de reduzir os índices e aumentar a elucidação dos casos. As delegacias de cada área serão ligadas ao novo órgão, permitindo que os investigadores tenham melhores condições de apuração.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia