Por nicolas.satriano
Rio - O prefeito Eduardo Paes não garantiu, em entrevista nesta terça-feira, que em 2016 a cidade do Rio terá toda frota de ônibus equipada com ar-condicionado, conforme prometido em 2012 e ínicio de 2013. "Se nao chegar a 100%, vai chegar a 80%, 90%. Pegamos com 5% (da frota). Nós vamos deixar perto de 100%, se não 100%", afirmou Paes. 
Ainda nesta terça, o novo secretário Municipal de Transportes, Rafael Picciani também disse ser desejo da secretaria que representa ter 100% da frota com ar-condicionado. No entanto, segundo divulgado pela própria secretaria na noite desta segunda-feira, 2.233 novos ônibus com ar seriam incorporados ao sistema. Isso representaria um aumento de 127% em relação ao total da frota, mais que o dobro do número de coletivos até o fim de 2015. 
Publicidade
Em entrevista%2C Paes (ao centro) não garante que Rio terá frota de ônibus toda com ar em 2016Bruno de Lima / Parceiro / Agência O Dia
O prefeito participou, nesta tarde, da primeira detonação para a duplicação do Elevado do Joá. Durante o mês de janeiro haverá duas interdições diárias, em ambos os sentidos, no Elevado das Bandeiras e nos Túneis de São Conrado e Joá. De acordo com Paes, as obras no elevado seguem dentro do cronograma, sem atrasos: 
Publicidade
"Talvez esta seja uma das obras mais vinculadas aos Jogos Olímpicos. É uma obra que beneficia, inclusive, o metrô. Vai melhorar muito. Isso aqui é garagalo permanente na vida de quem mora na Barra da Tijuca e segue para a Zona Sul."
Sobre a interrupção no tráfego e transtornos decorrentes das mudanças no local, que serão segunda-feira a sábado, exceto em feriados, das 14h às 14h30 e das 21h30 às 22h, o prefeito pediu compreensão dos cidadãos e disse que há muito tempo a cidade não recebia investimento nenhum em obras. Paes pregou que as pessoas ajudem reduzindo o uso de carros e utilizando o transporte público: ônibus, metrô e BRT, principalmente. Nesses períodos o trânsito será desviado pela Estrada do Joá. 
Publicidade