Por nicolas.satriano
Rio - Entre os animais que mais sofrem com o calor do Rio, os pinguins ganharam um quarto com ar-condicionado para se refrescar no Jardim Zoológico do Rio. O espaço foi pensado para eles, e conta com um lago que ocupa a maior parte do recinto, além de árvores pequenas que fazem sombra no terreno.

Para driblar as temperaturas que ultrapassam os 40 graus, os animais do zoo também recebem uma alimentação especial, com picolés, sorvetes e frutas congeladas. “São sorvetes de carne para os felinos, como a onça e o leão, e picolés de frutas batidas do liquidificador para os macacos, chimpanzés e orangotangos. Também damos frutas como melancias, mangas, melões e uvas aos elefantes e ao urso pardo Zé Colmeia”, explica o veterinário Daniel Balthazar.

Do continente gelado aos trópicos%3A nem o laguinho salvaBruno Lima / Agência O Dia

A ação faz parte da programação de Verão do Zoo, que diariamente distribui mais de duas toneladas de comida aos bichos.

Outra novidade deste verão é a instalação de cascatas de água nos recintos dos primatas, que amenizam o calor junto com equipamentos que liberam vapor d’água. A mudança de rotina vale para boa parte dos cerca de 2.700 animais do Zoológico, entre aves, répteis, mamíferos, peixes e anfíbios.
Publicidade
O Zoológico da Quinta da Boa Vista funciona de 9h às 16h30 e a entrada custa R$ 6. Até junho, também abre às segundas-feiras. Crianças até um metro de altura não pagam. Pessoas com deficiência têm direito a um acompanhante.