Por thiago.antunes
Rio - Por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) um apagão atingiu diversos bairros do Rio, na tarde desta segunda-feira, nas Zonas Norte e Oeste. Há relatos de falta de luz em Jacarepaguá, Praça Seca, Taquara, Coelho Neto, Acari e Cordovil. Segundo a Light, o pedido do ONS veio da necessidade de um 'alívio de carga'. A empresa, no entanto, não especificou o motivo da solicitação.
De acordo com a Light, a solicitação da ONS diz respeito a um "alívio de carga" necessário, no entanto a empresa não soube especificar a razão do pedido. Ainda conforme a empresa, algumas subestações tiveram cortes de energia. Às 16h20, a concessionária informou que o serviço foi normalizado.
Publicidade
Houve relatos de falta de luz em São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana. Em nota, a Ampla informou que 13 municípios foram afetados pela medida. A concessionária não especificou as áreas atingidas e revelou que a interrupção de energia começou às 14h55 e terminou às 15h55.
A usina nuclear de Angra 1 também foi afetada. O reator foi desarmardo automaticamente às 14h49, por alterações na frequência do sistema interligado. Segundo a Eletronuclear, Angra 1 deve funcionar na madrugada desta terça-feira. 
Publicidade
Cortes em São Paulo, Recife e Espírito Santo
A distribuidora de energia elétrica AES Eletropaulo, concessionária que opera na Grande São Paulo, informou que teve de cortar 700 megawatts da energia distribuída, seguindo orientação do ONS. O serviço foi reetabelecido às 16h50.
Publicidade
“O Centro de Operações da Distribuidora está acompanhando a situação e segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS”, diz o texto da nota. A redução do fornecimento afeta a operação do metrô. Duas estações da linha amarela estão fechadas em razão da falta de energia elétrica, segundo o consórcio Via Quatro, que administra a linha.
A redução de energia em SP chegou a afetar a operação do metrô. Duas estações da Linha Amarela ficaram fechadas por aproximadamente uma hora em razão da falta de energia elétrica, segundo o Consórcio Via Quatro, que administra a linha. As estações Luz e República ficaram inoperantes. As outras cinco estações da linha (Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, e Butantan) não foram afetadas. No momento, todas as linhas da cidade operam normalmente. A falta de energia, segundo a concessionária, ocorreu só na região da Luz, no centro da capital. Houve cortes também no Recife e no Espírito Santo.
Publicidade
Com informações da Agência Brasil