Por nicolas.satriano
O casal Felipe e Amanda%3A sombra de coqueiro no Leme é ‘refresco’Bruno de Lima / Agência O Dia

Rio - Embora muita gente duvide, a frente fria prevista para começar a chegar nesta quinta-feira, nunca foi tão bem-vinda. A sensação térmica beirando os 50 graus no Rio de Janeiro deve começar a dar trégua. Institutos de meteorologia garantem que, depois de um longo período de intenso calor e seca, o Rio vai entrar em estágio de chuvas, que deve durar pelo menos até o início de fevereiro. Nesta quarta-feira já foram registradas chuvas em pontos das zonas Sul, Oeste e Baixada Fluminense.

De acordo com a meteorologista do Climatempo, Bianca Lobo, a tendência é que, com a frente fria que chega ao estado, haja mais chuvas moderadas a fortes, principalmente nos finais do dia.

Frio chega aos poucos
Publicidade
A temperatura, que atingiu 39 graus na capital, deve cair gradativamente ao longo das próximas semanas. “A ponto de os cariocas recorrerem a cobertores. Mas isso só na primeira semana do mês que vem”, calcula Bianca. Ela ressalta que a empresa em que atua consegue prever, com alto grau de precisão, as oscilações no clima por aproximadamente 15 dias.
Ela explica que a mudança radical no tempo, tão esperada na cidade, vai ocorrer graças ao afastamento da chamada Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e a entrada de uma frente fria vinda do estado de São Paulo.
Publicidade
Segundo Bianca Lobo, a ASAS é um dos grandes sistemas de pressão semi permanente de circulação geral de ar da atmosfera. Ela sempre existiu e apenas muda de posição e de intensidade ao longo do ano.
“Agora as chances de chuva vão aumentar, uma vez que a umidade vinda do mar e do interior consegue encontrar condições favoráveis para a formação de grandes nuvens chuvosas, que estavam sendo bloqueadas. Os temporais devem acontecer, mas de forma mais localizada, apenas em algumas regiões”, garante.
Publicidade
A especialista adianta que a expectativa é que a temperatura média fique em torno dos 30 graus e que ventos vindos do mar nos finais de tarde deem sensação de frescor.
Criatividade e bom humor na internet
Publicidade
O intenso calor deu vazão à criatividade e bom humor do carioca. Diariamente charges e piadinhas foram publicadas por famosos e anônimos em veículos e nas redes sociais.
Piadas com o intenso calor do Rio de Janeiro se espalham pela internetReprodução Internet

As publicações exageravam ao mostrar que ninguém aguentava mais os dias extremamente quentes. Muita gente diz não acreditar mais em previsões de queda de temperatura no Rio de Janeiro. O casal Felipe Menezes, 23, e Amanda Dias, 20, por exemplo, duvida.

“Chover forte? Por vários dias? Ventar? Duvidamos. Nem lembramos como é”, diz Amanda, que gosta de curtir a praia no Leme, na Zona Sul, com Felipe, mas nos últimos dias ficava a maior parte do tempo com ele sob a sombra de um coqueiro. “É um alívio”, diz.

Publicidade
Você pode gostar