Por paloma.savedra
Rio - Às escuras, o Hospital Orêncio de Freitas, no Barreto, Niterói, teve de suspender as cirurgias que seriam realizadas nesta sexta-feira. Segundo a prefeitura de Niterói, que administra a unidade, houve falta de luz no local pela manhã, provocada por um problema nos geradores, que já foi reparado. 
A situação foi denunciada por uma leitora através do WhatsApp do DIA (98762-8248). Segundo ela - que não quis se identificar -, as cirurgias teriam sido interrompidas no meio do procedimento e os pacientes da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) estariam sem os respiradores. Ela afirma que o procedimento foi realizado manualmente. 
Publicidade
Já a direção do hospital afirma que não houve intercorrência grave, já que a unidade realiza cirurgias eletivas, e os procedimentos não são de caráter emergencial. Ainda de acordo com a unidade, a equipe se organizou para assegurar o atendimento das internações no CTI até que o gerador fosse reparado.
No entanto, a assessoria do hospital não confirmou se as cirurgias foram interrompidas no meio do procedimento, nem as falhas na UTI.
Publicidade
Na noite desta quinta-feira, a Ampla, que fornece energia para Niterói e São Gonçalo, comunicou no seu Twitter o problema no fornecimento de energia nas duas regiões.
A empresa informou ainda que o fornecimento de energia do hospital foi normalizado às 12h40 desta sexta-feira. A distribuidora esclarece que a interrupção foi causada por uma manobra de emergência necessária para fazer uma manutenção preventiva na rede elétrica. 
Publicidade
Parceria com Ministério da Saúde beneficia hospital
Nesta quinta-feira, a prefeitura de Niterói informou que o Ministério da Saúde vai ampliar a parceria de serviços com o município. A medida vai possibilitar o investimento no funcionamento dos hospitais Orêncio de Freitas, a Policlínica do Largo da Batalha e a Unidade Mário Monteiro.
Publicidade
O prefeito Rodrigo Neves se reuniu nesta semana com o ministro Arthur Chioro, que, segundo a prefeitura, prometeu apoio à cidade para requalificar a rede de saúde.