Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Após 11 dias fechado depois que funcionários da empresa terceirizada que realiza os serviços de limpeza interromperam os serviços, o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, reabriu para o público nesta sexta-feira. E quem for hoje ao local, que funciona até as 17h, entrará gratuitamente.
Um dia depois do fechamento, o vice-diretor do museu, professor Renato Ramos, relatou que os problemas financeiros começaram no segundo semestre de 2014. Nesse período, o governo federal não repassou R$ 60 milhões (20%) do orçamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que gere o local. Foi repassado R$ 4 milhões como adiantamento do orçamento para 2015, que ainda não foi aprovado.
O Museu Nacional tem coleções de animais empalhados da fauna brasileira%2C entre seus 20 milhões de peças Divulgação

O dinheiro foi usado para quitar parte das dívidas com empresas de limpeza e segurança que não recebiam desde outubro. Segundo a direção do museu, parte dos débitos já foram pagos e a previsão era de que até a última sexta-feira todos os pagamentos já tivessem sido feitos.

O Museu Nacional possui um acervo de mais de 20 milhões de peças, entre múmias egípcias, fósseis de dinossauros brasileiros, insetos, mamíferos empalhados, minerais, artigos indígenas, entre outros itens, que o fazem ser o maior museu de história natural da América Latina. O local recebe 300 mil visitantes por ano.

Publicidade
A instituição funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, e segundas das 12 às 17h.