Por paloma.savedra
Rio - A seca que baixou os níveis da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, e dos lagos da Quinta da Boa Vista, na Zona Norte, há mais de uma semana, parece ter dado uma trégua. A chuva que caiu na cidade nesta segunda-feira já aumentou o volume d'água dos cartões-postais, contribuindo para a recuperação dos espaços.
Com a chuva%2C nível do espelho d'água da Lagoa Rodrigo de Freitas passou de 14 centímetros (na sexta-feira) para 31 centímetros nesta segunda-feira, permitindo a prática de esportesAlessandro Buzzas / Agência O DIA

Apesar de ainda estar abaixo do nível normal - 40 centímetros -, a Lagoa já apresenta o espelho d'água parcialmente recuperado: de 14 centímetros que chegou a medir na sexta-feira, passou a 31 centímetros hoje. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mesmo que não tenha alcançado o seu nível, isso já é um avanço. Até mesmo visualmente é possível conferir a recuperação da lagoa, que chegou a ser usada para a prática de esportes, como caiaque. 

Já na Quinta da Boa Vista, mesmo sem medição dos lagos, a administração do parque já comemora. Se desde o dia 20 de janeiro o cenário era de estiagem, agora, o aumento do espelho d'água deixa otimista os visitantes, já que até a volta do pedalinho é cogitada para esta terça-feira. "Apenas os passeios de caiaque não serão possíveis", disse o administrador da Quinta, Walter Nasseh. 

Quinta da Boa Vista já tem a recuperação do seu cenário%3B administração cogita a volta dos passeios de pedalinho nesta terça-feiraMárcio Mercante / Agência O Dia

Os passeios comuns no parque tiveram de ser cancelados por conta da estiagem e do baixo nível da água. Ainda de acordo com a administração, não é viável fazer medição dos lagos, pois cada um deles tem diferentes níveis de acordo com o trecho em que é medido.